O Escritório de Cooperação Internacional (ECInt), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), informa que estão abertas as inscrições para o Programa de Formação da Fundação Carolina, na Espanha, que tem como objetivo facilitar e promover a ampliação de estudos de bacharéis universitários bem como a especialização e atualização de conhecimentos de pós-graduados, professores, pesquisadores, artistas e profissionais procedentes da América Latina membros da Comunidade Ibero-americana de Nações e Portugal.

Para o período acadêmico 2016-2017 as atividades formativas da Fundação Carolina se articulam por meio de seis modalidades de bolsa: pós-graduação (especialização e mestrado); doutorado e estadias curtas pós-doutorais; empreendimento; mobilidade de professores brasileiros; Escola Complutense de Verão, onde existem bolsas para alunos de graduação em Madrid, e Estudos Institucionais.

O número de bolsas e ajudas ofertadas no Programa de Formação correspondente a 2016-2017  soma um total de 607, entre as quais, 349 serão destinadas a programas de pós-graduação ; 140 bolsas de doutorado e estadias curtas de pós-doutorado; 29 bolsas de mobilidade de professores brasileiros, 5 bolsas de empreendimento; 50 bolsas da Escola Complutense de Verão e 34 bolsas de estudos institucionais.

Veja abaixo as datas de inscrição para cada modalidade, sendo que se existem oportunidades para todas as áreas do conhecimento.

Escola Complutense de Verão: até 10 de fevereiro de 2016

Pós-graduação; projetos de empreendimento e estudos institucionais: até 6 de março de 2016

Doutorado, pós-doutorado (curta duração) e mobilidade de professores brasileiros:  até 7 de abril de 2016

Mais informações sobre cada um dos quase 200 projetos e cursos oferecidos o candidato deve entrar na página da Fundação Carolina e consultar o tipo de bolsa e o curso que deseja concorrer.

Fonte: Fundação Carolina

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles