Imagem: Frasco com leite é retirado de geladeira

O Banco de Leite Humano (BLH) da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC) precisa urgentemente de doações. O estoque atual é de 16 litros de leite humano pasteurizado, enquanto o mínimo de segurança é 30 litros, para atender os 52 bebês internados na Unidade Neonatal da maternidade. O Banco de Leite está localizado na Rua Coronel Nunes de Melo, s/n, bairro Rodolfo Teófilo.

A situação é ainda mais preocupante com a aproximação do Carnaval, período em que muitas pessoas viajam e as doações costumam diminuir. “Anualmente, observamos uma queda nas doações de leite humano nos meses de janeiro e fevereiro”, aponta a chefe do Banco de Leite Humano, enfermeira Sabrina Rocha. Somente a demanda dos prematuros internados é de 3 litros por dia. “A situação realmente nos preocupa. Pedimos o apoio da população”, reforça a enfermeira.

As interessadas em doar podem fazê-lo de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Para doar, as mães devem estar saudáveis, amamentando o bebê normalmente e com excesso de leite, e não estar tomando medicação incompatível com o aleitamento. A equipe da MEAC vai buscar o leite na casa da doadora.

Criado há 28 anos, o Banco de Leite Humano da Maternidade-Escola é referência no Norte e Nordeste, com certificação padrão Ouro pela Rede Brasileira de Bancos de Leite. Todo o leite doado passa por análise laboratorial e pasteurização antes de alimentar bebês que, por diversos motivos, não conseguem mamar da própria mãe. O BLH também atende as mães de recém-nascidos que tenham dificuldades em amamentar, prestando assistência e dando orientações, além de realizar palestras para as gestantes, realizadas mensalmente.

Todo o atendimento é gratuito. Mais informações pelos telefones (85) 3366 8509 ou 99289 3263.

Fonte: Danielle Campos, jornalista da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – fones: 85 3366 8183 e 3366 8577 / e-mail: ascom.huwc@ebserh.gov.br

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles