Gente, olha que super dica de teatro a Dégagé mandou pra gente! Vai começar gratuitamente, de hoje até o dia 12, o Festival de Teatro de Acopiara. Vamos prestigiar?

Criado em 1989, o FETAC é o mais antigo festival de teatro do Ceará, tendo sua história entrelaçada à trajetória de inúmeros grupos culturais de todo o Estado. O evento surgiu com a missão de promover e fortalecer o movimento cênico no interior do Ceará, sendo reconhecido como um dos principais espaços de organização e difusão dessa arte no interior cearense. Com isso, vem contribuindo para o aperfeiçoamento dos grupos, a constituição de redes e para que a cena teatral local seja evidenciada.

Apresentada pela Coelce, a 24ª edição do FETAC é uma realização da Companhia Cordel de Teatro, com apoio cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, apoio institucional da Prefeitura de Acopiara, produção da Cinco Elementos Produções, produção executiva da Marco Zero e consultoria executiva da Quitanda das Artes e do Instituto BR Arte. O Festival conta, ainda, com as parcerias do Sesc e Gaspar Bandeira Advogados.

A programação do Festival acontece no Polo de Lazer de Acopiara, Clube Social de Acopiara, Núcleo de Artes e Cultura José Alves de Queiroz, Centro Social de Acopiara, Palco Acopiara das Artes (Praça Matriz), Praça Vila Aroeira e nas praças dos distrito de Trussu, São Paulinho, Umari e Santo Antônio.

AS ATRAÇÕES

No 24° FETAC a programação é composta pela mostra de teatro e por espetáculos musicais. Na área teatral, o Festival sempre privilegia e dá destaque às produções locais, trazendo para o público da cidade espetáculos de grupos reconhecidos no cenário nacional e internacional. É essa a principal contribuição do FETAC: colocar em pauta os principais grupos teatrais do Estado, reforçando a qualidade das produções, abrindo espaços de circulação e reconhecendo as potências do teatro cearense.

No total, são 11 espetáculos de oito grupos, somando 15 apresentações teatrais. São eles: Grupo Garajal de Teatro com “Romeu e Julieta”;Pavilhão da Magnólia com “Baldio”; Grupo Bagaceira de Teatro com “Meire Love”; Cia. Cearense de Molecagem com os espetáculos “Loucuras de Amor” e “As Vizinhas”; Coletivo Artístico As Travestidas com “BR-Trans” e “Quem tem medo de Travesti”; Marmotas Produçõesapresentando “Até que o humor nos separe”e Cia. Anjos da Alegria com “Os Três Porquinhos” e “Os Animartistas”. E mais, a bailarina e coreógrafa Silvia Moura circula com o espetáculo “A cadeirinha e eu” em apresentações na sede do município e quatro distritos. À noite, programação do FETAC contará com apresentações musicais da Banda Municipal de Acopiara e Convidados e shows das bandas Ingroove e Decretus.

“CORAÇÃO CAIPIRA” DE JACKSON ANTUNES

O ator e cantador Jackson Antunes é convidado desta edição do festival, apresentando, na noite de encerramento, o espetáculo “Coração Caipira”.  Antunes é parceiro de Moreira de Acopiara, de quem gravou algumas canções e passou a declamar seus poemas.

HOMENAGEM A MOREIRA DE ACOPIARA

Nesta edição o Festival de Teatro de Acopiara presta homenagem a Moreira de Acopiara, poeta, pesquisador da história do cordel e do folclore brasileiro, radialista e compositor. A homenagem ocorrerá na abertura do evento, no dia 05, às 20h, no Polo de Lazer de Acopiara. 

Moreira de Acopiara é o nome artístico de Manoel Moreira Júnior. Nasceu no dia 23 de julho de 1961, no Sítio Cantinho, distrito de Trussu, em Acopiara, onde viveu até os 20 anos de idade e teve os primeiros contatos com os contos populares, com a poesia, o cordel e os clássicos da nossa literatura. É autor de centenas de folhetos de cordel. Gravou CDs com poemas de sua autoria e tem trabalhos musicados e gravados por vários artistas. Publicou mais de 20 livros, sendo os mais recentes: Canudos e a saga de Antônio Conselheiro, Cordel em arte e versos e O sertão é o meu lugar (Ed. Duna Dueto); As aventuras de Robinson Crusoé, A divina comédia em cordel e Alma de cigarra (Nova Alexandria), e Colcha de retalhos (Melhoramentos).

No teatro, Moreira de Acopiara faz parte do Grupo ITINEN e tem rodado a grande São Paulo com “Encontros encantados”, engraçadíssimo texto de sua autoria. Em 2005 foi eleito para a Academia Brasileira de Literatura de Cordel – ABLC, entidade com sede no Rio de Janeiro. Tem viajado o Brasil inteiro proferindo palestras e oficinas de cordel cultura popular. Através do compositor Téo Azevedo, parceiro musical de longa data, Moreira de Acopiara conheceu o ator e cantador Jackson Antunes, formando com este importante parceria.

Quer saber mais? Facebook: www.fb.com/festivaldeteatrodeacopiara

Instagram: @ftacopiara.

 Fonte: DÉGAGÉ (Jornalistas Resp: Eugênia Nogueira e Sônia Lage)

 

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles