Estão abertas, até o preenchimento das 20 vagas, as inscrições para o minicurso Quantificação de Incertezas em Problemas Numéricos com Parâmetros Aleatórios, a ser promovido pelo Departamento de Engenharia de Teleinformática da Universidade Federal do Ceará de 8 a 10 de março, das 14h às 17h. Voltado a graduandos, graduados, professores, pesquisadores e estudantes de pós-graduação da área de qualquer instituição, a formação será ministrada pelo Prof. Eduardo Souza de Cursi, do Institut National des Sciences Appliquées (INSA) de Rouen, na França.

O minicurso apresentará os principais métodos de determinação numérica das distribuições de probabilidades associadas à quantificação dos riscos/incertezas, com ilustrações em situações simples, mas significativas, e exemplos de aplicações práticas. Serão abordados os casos de parâmetros aleatórios em sistemas lineares, equações algébricas, equações diferenciais e problemas de otimização. Será ministrado no Laboratório de Modelagem da Informação (LMI – sala C do bloco 717 do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra). Os participantes receberão certificado.

As inscrições podem ser feitas presencialmente no Grupo de Pesquisa em Telecomunicações sem Fio (Gtel – Bloco 722 do Campus do Pici), ou por e-mail (yuri@gtel.ufc.br ou estevao@ufc.br), informando nome, telefone, vínculo/cargo e instituição. Mais informações podem ser adquiridas com os professores Yuri Carvalho Barbosa Silva (98631 2585) e Carlos Estevão Rolim Fernandes (99766 7759).

Fonte: Secretaria do Centro de Tecnologia da UFC – fone: 85 3366 9602

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles