IMG_20160311_075620

Aconteceu na última sexta-feira, 11 de março, no município de Quixelô, distante 345,2 km de Fortaleza, o Seminário Municipal PAIC/PNAIC, com o tema “Alfabetizar Letrando numa Perspectiva Interdisciplinar”. Contando com a participação de professores alfabetizadores, técnicos da Secretaria de Educação, técnicos da Crede 16, alunos das escolas contempladas com o programa, além da senhora prefeita Maria de Fátima de Araújo e do Secretário de Educação Francisco Heber da Silva.

IMG_20160311_082731559_HDR

A programação do evento contou com um coral de crianças cantando o hino do município, todos da escola José Maia. Uma sinfonia para os ouvidos e uma aula de história diferente, interdisciplinar. Crianças sendo protagonistas de suas histórias, de suas vidas, apropriando-se do saber compartilhado nas escolas e transformando o conhecimento em aprendizagem significativa. Aprendi com eles que o município era um distrito chamado de Bom Jesus de Quixelô até meados da segunda metade do século XX, e que foi emancipado de Iguatu em 1985, através de um plebiscito.

IMG_20160311_085434921

Vi também a apresentação de uma história de amor entre um coelho branquinho como a neve e uma menina que tinha nos cabelos as fitas mais coloridas e os olhos mais expressivos. E juntos mostraram que as diferenças são apenas caminhos que levam as escolhas e que estas podem fazer a diferença na vida de todos nós. E sabe quem me mostrou isso? Uma turma pequenina, animada e cheia de esperança em cada palavra lida e em cada gesto contracenado. Ah, e a história foi contada por um menino com os olhos tão brilhantes como os do coelho quando viam a menina do laço de fita. Tinha também professoras sorrindo com o coração e pais felizes por verem seus filhos no mundo, brilhando.

Segundo a gerente do PAIC/ PNAIC de Quixelô, Ilderlúcia de Oliveira, todo o resultado alcançado pelo município na alfabetização, vem da competência da equipe gestora e dos professores, num crescente esforço para se atingir as metas do Plano Nacional de Educação e cumprir o verdadeiro papel da escola, que é o de formar cidadãos críticos e conscientes de seu papel na sociedade.

IMG_20160311_081750

O Secretário de Educação Heber da Silva ressaltou ainda a importância da aprendizagem continuada e parabenizou toda a equipe pelos resultados alcançados: mais de 72% das crianças estão alfabetizadas no município de Quixelô. Na ocasião, foram entregues os certificados dos cursos do PAIC de 2013 e de formações feitas pelos educadores pela Editora IBEP.

Meu sentimento é de gratidão por ter participado de um momento tão engrandecedor e rico de conhecimentos. Obrigada pelo convite e até a próxima!

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles