O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade Federal do Ceará aprovou, por unanimidade, a criação de novos programas de pós-graduação nos campi de Fortaleza, Quixadá e Sobral. O relator de todas as propostas foi o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC, Prof. Antonio Gomes, que elaborou parecer favorável às proposições analisadas.

Com a aprovação no CEPE, será instituído o Curso de Doutorado em Biotecnologia, no Campus de Sobral. Os conselheiros também acataram a criação do Mestrado Acadêmico em Ciências do Movimento Humano, que será vinculado ao Instituto de Educação Física e Esportes (Iefes), com a colaboração de professores do Departamento de Fisioterapia, da Faculdade de Medicina. “A tendência agora é de programas transversais”, disse o Prof. Antonio Gomes, ao apresentar parecer favorável ao projeto.

Outro curso a ser criado é o Mestrado Acadêmico em Sistemas e Mídias Digitais. O Prof. Mauro Pequeno, Diretor do Instituto UFC Virtual, ao qual o programa será ligado, ressaltou a importância do fortalecimento do curso, “que é uma profissão do século XXI”. O Reitor da UFC, Prof. Henry Campos, parabenizou pelo “pioneirismo” da iniciativa.

O Campus de Quixadá vai receber o Mestrado em Computação, conforme aprovado na reunião do CEPE, que contará inicialmente com 15 vagas. Também será instituído o Mestrado Acadêmico em Antropologia, que reunirá professores da UFC e da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). O grupo de docentes do projeto já atua em parceria com universidades de Moçambique, Cabo Verde e Portugal.

Os cursos de pós-graduação recém-criados ainda dependem de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para o início de suas atividades.

Fonte: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – fone: 85 3366 9943

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles