A Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui promove, de 1º a 3 de junho, a IV Semana de Inclusão e Acessibilidade da Universidade Federal do Ceará. Nesta edição, o tema do evento é “Práticas educacionais inclusivas no ensino superior”. A programação ocorre no Auditório Valnir Chagas, na Faculdade de Educação (Faced – Rua Waldery Uchôa, 1, Benfica).

Imagem: Cartaz da IV Semana de Inclusão e Acessibilidade da UFC

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site da Secretaria até 20 de maio. Participantes presentes em pelo menos dois dias do evento receberão certificado de oito horas.

As palestras visam despertar a comunidade acadêmica e profissionais da educação – docentes e estudantes de licenciaturas – para a importância de incentivar empatia e tolerância a fim de garantir a inclusão das pessoas com deficiência. Serão discutidas práticas pedagógicas inclusivas de professores e estudantes cegos e experiências de professores do Curso de Letras-Libras da UFC com alunos surdos.

Em 2 de junho, às 8h30min, será apresentada a palestra “Narrativas das práticas pedagógicas inclusivas de professores com alunos cegos”. No dia seguinte, às 14h30min, o tema do painel é “Relato de experiências educacionais de professores do Curso de Letras-Libras com alunos surdos”.

A Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui elabora ações que visam à inclusão de pessoas com deficiência na Instituição e na sociedade, enfocando quatro eixos: arquitetônico, tecnológico, atitudinal e pedagógico. Mais informações no site da Secretaria.

Fonte: Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui – fones: 85 3366 7660 e 3366 7808

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

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