O Programa Cultura e Infância, do Centro Cultural Banco do Nordeste, estende seus momentos dedicados às crianças com um novo espaço para tratar temas atuais especialmente com elas: O Clubinho de Filosofias e Mídias.  Amanhã, acontece a 2ª edição com o tema “Qual brincadeira traz o Pokémon GO?”. O Blog Educação acompanhou a 1ª edição, que tratou o assunto “Por que fotografar?”, e traz tudo o que rolou na oficina para você entender melhor a importância desse espaço cheio de conhecimento, alegria e leveza.

A manhã começa com uma contação de histórias. No primeiro sábado de agosto, a curiosidade fez crescer os olhinhos e deixou ainda mais atentos os ouvidos para a turma carioca dos Tapetes Contadores de Histórias. Logo depois, as crianças foram levadas a pensar um pouco sobre os significados de fotografar, de ser fotografado e das selfies nos dias de hoje. Conduzidos pela pesquisadora em Infância, da UFC, Thinayna Maximo, meninos e meninas se espalharam pelo Centro Cultural em busca das cenas que lhes pareciam mais interessantes e foram instigados a pensar sobre os registros que fizeram.

O diálogo descontraído com Thinayna revelou percepções como “eu gosto de colocar é no Instagram”, “eu clico no ‘like’ nas fotos que eu gosto no Facebook”, “eu posto pra saber o que as pessoas acharam”. Acompanhados dos pais, elas discutiram, inclusive, os cuidados ao se exporem nas redes. “Acho que ainda falta espaço para as crianças falarem, se expressarem. É importante ouvir o que elas têm a dizer. Nosso foco foi exercitar o olhar da criança para as funções que a fotografia tem hoje”, explica Thinayna.

Para o Consultor Cultural do CCBN, Thiago Menezes, o Programa Cultura e Infância vislumbra as famílias, por eventos que pensam a infância, a partir de diálogos com os pais e com as próprias crianças. O Programa acontece aos sábados. Pela manhã, antes dos Clubinhos e Diálogos, há sempre contação de histórias e segue a seguinte organização:
-1º sábado do mês: Clubinho de Filosofia e Mídias
– 2º sábado do mês: Diálogos Cultura e Infância
– 3º sábado do mês: Clubinho de Literatura
– Últimos sábados dos meses de julho, outubro, dezembro e janeiro: Troca-troca de brinquedos

No sábado à tarde, tem ainda espetáculos de teatro, oficinas de arte e Trenzinho da História, com Gerson Linhares. Toda a programação é gratuita. Agende-se!

Divulgação/CCBN

Divulgação/CCBN

Amanhã, na 2ª edição do Clubinho de Filosofia e Mídias, os pequenos serão levados a pensar sobre o Pokemon Go, que tem balançado algumas teorias na área educacional e posto ainda mais em discussão a interação com as novas tecnologias.

About the Author

Sara Rebeca

Jornalista e professora. Coordenadora pedagógica do Programa O POVO Educação.

View All Articles