Educação

Título de notório saber para os Mestres da Cultura

Boas notícias para o Ceará, Brasil e para o Mundo!Essa é a nossa cultura, nossa gente, nossa história e orgulho! É preciso chegar às escolas tão boas notícias!

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e a Universidade Estadual do Ceará (Uece) assinaram um Acordo de Cooperação para realização de ações conjuntas, com lançamento do Título de Notório Saber em Cultura Popular, instituído pelo Conselho Universitário da Uece, para os agraciados com o título de mestre da cultura pela Secult.

O acordo estabelece a implementação de uma política articulada e integrada, o fortalecimento das ações de qualificação da gestão cultural, formação, produção de conhecimento, difusão e aperfeiçoamento das instâncias de participação social do Sistema Nacional de Cultura, contribuindo para o desenvolvimento cultural do Estado.

Os Mestres da Cultura, já oficialmente reconhecidos pelo Governo do Estado por meio da Secult, passarão a contar também com título de notório saber em cultura popular, conferido pela Uece, em articulação com a Secretaria. Com a medida, os mestres ganharão ainda mais visibilidade e atenção, além de terem endossado, pela academia, o reconhecimento a seus saberes e fazeres. Com o título de notório saber, os mestres poderão, inclusive, ser convidados por universidades e outras instituições de ensino para palestras e outras atividades, sendo remunerados da mesma forma que professores que contam com essa distinção.

Secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano dos Santos Piúba destaca a importância do reconhecimento da academia aos mestres e aponta que a Secult pretende promover, em conjunto com a Uece, a entrega dos diplomas de notório saber no próximo mês de novembro, entre os dias 24 e 26, em Limoeiro do Norte, quando da realização do Encontro Mestres do Mundo.

“Agradecemos muito à Uece, ao reitor, professor Jackson Coelho Sampaio, e a todos os integrantes do Conselho Universitário que aprovou a titulação dos mestres, para o reconhecimento pelo notório saber em cultura popular. Será uma medida importante para os mestres, para a Universidade e para toda a sociedade, para maior difusão dos conhecimentos, saberes e fazeres desses grandes cearenses, que dizem tanto da nossa cultura, da nossa arte, da nossa identidade”, ressalta Fabiano dos Santos, ressaltando que a Secult vem trabalhando para ampliar as atividades de repasse dos conhecimentos dos mestres para a comunidade.

Além da Uece, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará vem firmando Acordos de Cooperação com outras universidades no Estado, para possibilitar certificações e facilitar a realização de parcerias e projetos ligados à formação em arte, cultura e patrimônio, consolidando metas do Plano Nacional de Cultura e do Plano Estadual de Cultura. Já foi assinado um Acordo de Cooperação com a Unilab, que já realizou no Cineteatro São Luiz, equipamento da Secult, uma mostra especial com artistas professores e estudantes da universidade. Também estão em processo acordos com a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Universidade Regional do Cariri (Urca).

Os acordos incluem ações de mapeamento do patrimônio cultural do Estado; atualização do Sistema de Informações da Secretaria da Cultura do Estado – SINF; fomento a pesquisas sobre a diversidade artística e cultural; desenvolvimento de programas que promovam ações culturais e intercâmbio entre comunidades tradicionais; implementação de projetos de preservação do patrimônio; ampliação do número de cursos, fóruns, oficinas e seminários na área da Gestão Cultural.

Fonte: UECE