Diferenciar Educação e Escolarização é fundamental para que se forme um cidadão consciente de seus deveres e direitos. A educação é dever da família, se refere ao que a criança aprende em casa. São os valores, a história familiar, os exemplos de ações que geram atitudes positivas. Escolarização é a divisão do saber em áreas de conhecimento, é o currículo escolar, são as matérias ensinadas na escola, refere-se aos conteúdos apresentados aos alunos de acordo com as séries ou ciclos de ensino.

A educação vêm de casa. Na escola se aprende os saberes globais, relacionados ao campo do conhecimento. Não se pode mais apostar que a escola sozinha faça todo o papel de formar os cidadãos. Pelo contrário! São as escolas que ajudam as famílias nessa formação de homens e mulheres críticos, conscientes, conhecedores de seus direitos e deveres.

O colégio São Lucas, localizada no bairro Castelão, em Fortaleza, promoveu o debate sobre a importância da família na formação do cidadão. Participaram do encontro pais e professores, que tiveram a oportunidade de refletir juntos, na noite de ontem, dia 19 de outubro de 2016, as dificuldades e os caminhos da educação x escolarização.  A proposta partiu do princípio que tanto a escola como a família são responsáveis pela educação integral do ser humano, uma vez que forma as novas gerações e acaba se completando com elas também.

Pais e Educadores da escola São Lucas

Pais e Educadores da escola São Lucas

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles