Educação

Processo de alfabetização e letramento em pauta

784 1

O colégio Guri Sênior realizou hoje um encontro pedagógico com as educadoras do ensino infantil e fundamental em sua sede.

Durante o evento, as educadoras puderam refletir sobre os processos educativos que permeiam a sala de aula e como a tecnologia, aliada ao processo de alfabetização e de letramento, pode contribuir para a formação de seres humanos mais críticos, atuantes e responsáveis por transformar as informações em conhecimento.

Segundo a coordenadora do Ensino Fundamental I, Lívia Santiago, é importante manter esse processo de letramento por toda a vida, já que o ser humano aprende constantemente, não se encerrando no fundamental ou engessando o processo de alfabetização aos seis anos.

Educadoras do Infantil e Fundamental I do Colégio Guri

Educadoras do Infantil e Fundamental I do Colégio Guri

As educadoras presentes destacaram ainda o papel da família na escola, os desafios de alfabetizar letrando e a interdisciplinaridade como assuntos essenciais para um planejamento escolar eficaz e eficiente.

Observamos que o trabalho da instituição vai de encontro com as necessidades sociais das crianças, trabalhando suas capacidades e habilidades cognitivas e motoras. Ocilanei Lima citou seu trabalho desenvolvido na 1ª série com as cartas do pokemón para a aprendizagem com os números. Assim como Keyla Vaniele, que adaptou os interesses cotidianos dos pequenos que gostavam de carros para a realidade da produção textual e silábica na 1ª série do fundamental I.

A educação se faz com atitudes!

Equipe do Colégio Guri Sênior

Equipe do Colégio Guri Sênior