E está aberta a temporada mais animada do ano para inscrever-se em Encontros, Seminários, Congressos com temas educacionais, pelo Brasil. Para quem pode participar, são momentos interessantes para compartilhar experiências, trocar ideias com outros educadores, aprender mais e, claro, conhecer lugares, pessoas novas e desopilar porque ninguém é de ferro. Selecionamos quatro eventos bem interessantes. Três deles ainda com chamada aberta para submissão de trabalhos; aproveite para escrever sobre suas vivências em sala de aula e leituras mais reflexivas, além de incrementar o Lattes!

SEMINÁRIO INTERNACIONAL INFÂNCIAS SUL-AMERICANAS
O quê?

O evento preza por melhor compreensão da infância e das crianças no mundo contemporâneo, o que instiga a entender os contextos nos quais as crianças estão ativamente engajadas como atores sociais, com seus próprios objetivos, entendimentos e contribuições simbólico-materiais. Quer-se destacar a vida das crianças nas cidades, a apartir das mudanças nos padrões de trabalho adulto, nas estruturas e dinâmicas familiares, no trabalho pedagógico, na organização e delimitação de percursos de circulação, nos espaços de moradia e dos serviços públicos; como esse elementos impactam na organização social das vidas das crianças, incluindo onde elas passam o tempo, com quem elas passam e como esse tempo é estruturado e organizado.
Onde?
Faculdade de Educação (Faced), da Universidade de São Paulo (USP).
Av. da Universidade, 308 – Butantã . São Paulo – SP.
Quando?
De 7 a 10 de março de 2017.
Chamada de trabalhos?
Encerrada.
Mais informações:
http://www.infanciasulamericana.com.br/

V CONGRESSO INTERNACIONAL DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL
O quê?
O CELLIJ (Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil “Maria Betty Coelho Silva”), de Presidente Prudente/São Paulo, tradicionalmente promove o Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil desde 1999. Trata-se de um evento que discute com professores, livreiros, autores e pesquisadores brasileiros e de diferentes países o ensino da leitura, a qualidade da produção dos livros infantis e juvenis e a importância da literatura infantil e juvenil como material de leitura.
Onde?
Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil  Maria Betty Coelho Silva
Rua Roberto Simonsen, 305, Presidente Prudente, SP
Quando?
De 2 a 4 de agosto de 2017.
Chamada de trabalho?
Aberta até 4 de abril.
Mais informações: http://www2.fct.unesp.br/congresso/cellij/index.html

ENCONTRO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E FÓRUM PERMANENTE DE INOVAÇÃO EDUCACIONAL
O quê?
A Universidade Tiradentes (Aracaju-SE) sediará o 10º Encontro Internacional de Formação de Professores/11º Fórum Permanente de Inovação Educacional. com a proposta de assimilar as discussões sobre Educação, Base Nacional Comum Curricular e Formação de Professor, com suas polêmicas, inclusive na formação do professor da educação básica. Vai-se buscar discutir sobre as políticas públicas de educação, o Sistema Nacional de Educação e o Plano Nacional de Educação numa perspectiva que atenda aos anseios socialmente necessários.
Onde?
Universidade Tiradentes – Av. Murilo Dantas, 300 – Farolândia, Aracaju – SE
Quando?
15 a 19 de maio de 2017.
Chamada de trabalho?
Aberta até 8 de março.
Mais informações:
https://eventos.unit.br/enfope2017/

23º CIAED – CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
O quê?

Os métodos ativos colocam em primeiro plano o estudante, mais autodidata, buscando trilhar seu caminho na aprendizagem por meios como, a sala de aula invertida, PBL (aprendizagem baseada em problemas ou projetos, usando-se a mesma sigla), jogos, estudo Blended ou Híbrido, simuladores e tecnologias baseadas em realidade virtual, realidade aumentada, Learning Analytics, entre outras. O impacto desses novos caminhos envolve a ruptura de elementos tradicionais funcionais, como disciplinas e espaços físicos lineares, trazendo uma visão sistêmica e integrada com maior foco em estudo de fenômenos. Assim, o objetivo é discutir a educação na era digital, como o estudante define a forma ou a distância de obter o conhecimento, sem se restrigir apenas a escola.
Onde?
Maestra Eventos e Convenções / Recanto Cataratas Thermas, Resort & Convention – Av. Costa e Silva, 3500, Foz do Iguaçu / PR – Brasil – promovido pela Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed)
Quando?
17 a 21 de setembro de 2017
Chamada de trabalho?
Aberta até 30 de abril.
Mais informações:
http://www.abed.org.br/hotsite/23-ciaed/pt/trabalhos/#

About the Author

Sara Rebeca

Jornalista e professora. Coordenadora pedagógica do Programa O POVO Educação.

View All Articles