A Universidade Estadual do Ceará (Uece) acaba de ter aprovado o seu mais novo curso stricto sensu. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou o resultado da Apresentação de Propostas de Cursos Novos (APCN) acadêmicos e profissionais analisadas durante a 169ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES). Dentre as propostas aprovadas está o Doutorado em Políticas Públicas da Uece, que obteve nota 4, em escala de 1 a 5. Com ele, a Uece passa a ofertar 12 cursos de Doutorado.

De acordo com a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, professora Nukácia Meyre Silva Araújo, “aprovação do doutorado em Políticas Públicas é uma conquista que mostra a excelência dos cursos stricto sensu da Uece, uma vez que temos agora um doutorado acadêmico que surgiu de um mestrado profissional avaliado com nota máxima, 5, pela Capes. Como  programa agora,  vamos continuar o grande trabalho que já vinha sendo feito, contribuindo assim para a qualificação de recursos humanos para  a formulação e implementação de políticas públicas, não só do estado do Ceará, mas de outros estados das Regiões Norte e Nordeste”.

A previsão para lançamento do primeiro edital é para o final deste semestre. O novo curso terá como área de concentração “Políticas Públicas”, voltada para o planejamento, monitoramento e avaliação das políticas públicas municipais, estaduais e federais. As linhas de pesquisa serão: Estado, Democracia e Políticas Públicas; Governança e Participação Popular; Políticas Sociais e Superação das Desigualdades; e Avaliação em Políticas Públicas.

O Doutorado em Políticas Públicas contará com recursos do Programa de Apoio à Pós-Graduação (PROAP/Capes), de recursos de bolsas Capes e de bolsas da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), além de recursos captados por meio de editais competitivos para apoio financeiro à pesquisas das agências de fomento.

Fonte: UECE

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Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

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