A Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui recebe inscrições até hoje, 7 de maio, de interessados em apresentar pesquisas durante a V Semana de Inclusão e Acessibilidade, que acontecerá de 24 a 26 de maio e terá como tema “A compreensão social da deficiência e o desafio da acessibilidade atitudinal”. Podem participar pesquisadores, estudantes e profissionais que trabalhem com acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência.

Segundo a organização da Semana, que acontecerá no Auditório Valnir Chagas, da Faculdade de Educação da UFC (Rua Marechal Deodoro, s/n, Benfica), o evento “objetiva propiciar o encontro frutífero de pesquisadores e estudiosos sobre o tema em questão, além de convidar a população em geral a participar do debate, trocar experiências e, sobretudo, aprofundar as discussões teóricas, fornecendo subsídio para embasar as ações em torno da acessibilidade e inclusão”.

Outra preocupação do evento é rever a compreensão histórico-cultural acerca da deficiência e tudo que a envolve, despertando no público o sentimento sobre a importância e o desafio de trabalhar a dimensão atitudinal da inclusão, no sentido de incentivar a empatia e o respeito da sociedade em geral, visando a uma cultura inclusiva. As inscrições são feitas por formulário disponível no site da Secretaria.

A lista com os trabalhos aprovados e a programação completa com a ordem e o horário das apresentações será divulgada a partir das 17h do dia 15 de maio, no mesmo site. Quem desejar participar como ouvinte do evento poderá inscrever-se de 16 a 19 de maio.

Fonte: Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui – fones: 85 3366 7908 e 3366 7660

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Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

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