Três estudantes do Curso de Licenciatura em Química, da Faculdade de Educação de Itapipoca (Facedi), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), foram homenageados na I Olimpíada Cearense de Ensino Superior de Química (OCESQ), promovida pela Associação Brasileira de Química. A premiação ocorreu no último dia 23 de junho, no Auditório Ícaro de Sousa, no Campus do Pici, na Universidade Federal do Ceará (UFC). A Olimpíada, composta de duas fases, teve um total de 500 inscrições, entre alunos de cursos, como: Licenciatura em Química, Engenharia Química e Farmácia.

José Joelson Oliveira, estudante do 8º semestre, recebeu menção honrosa por ficar entre os 10 primeiros lugares, tendo ficado em 4º lugar em Química Orgânica, 5º em Físico-Química e 9º em Química Analítica.

Francisco Willame do Nascimento, recebeu menção honrosa por ter ficado entre os 30 primeiros, assim como Francisco Elifran da Silva, também, aluno do 8º semestre, tendo ficado em 8º lugar em Química Inorgânica.

Willame, que já foi monitor de duas disciplinas do curso, destaca o “estímulo” conferido pela conquista para dedicar-se ainda mais ao curso. Joelson, por sua vez, considerou as conquistas como “muito mais do que esperava”, servindo como incentivo ainda maior para a sua formação, “potencializando o ingresso no mestrado”. Ele destaca que suas experiências como monitor de disciplinas e membro do PIBID serviram de preparação para seu êxito na vida acadêmica. Elifran, também monitor e membro do PIBID, ressalva a construção de sua vida acadêmica com essas experiências e o grupo de estudos, por eles criado, como um importante elemento em suas trajetórias.

A dedicação dos docentes do curso, o apoio e o incentivo dos familiares e a auto-dedicação são os elementos que, segundo os três, possibilitou a conquista nessa Olimpíada.

Fonte: Assessoria de Comunicação Facedi

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Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

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