A Universidade Estadual do Ceará (Uece) está inserida entre as melhores Instituições de Ensino Superior (IES) avaliadas pelo Webometrics Ranking of World Universities. Em 2018.1, a Uece ocupa a posição 2.390, entre 28.586 instituições analisadas.

A Uece permaneceu ainda entre as 5% mais bem colocadas no ranking da América Latina, do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul) e das IES brasileiras.

Webometrics apoia, principalmente, iniciativas de acesso aberto de publicações científicas e de outros materiais acadêmicos na internet, ranqueando o desempenho global e a visibilidade das instituições. Na Uece, muitas dessas publicações são realizadas nos sites dos Programas de Pós-Graduação e em outras páginas eletrônicas, tornando possível seu acesso livre por meio de buscas no Google.

De acordo com o reitor Jackson Sampaio, esse crescimento “representa a qualidade acadêmica das nossas comunidades, professores, estudantes e servidores técnico-administrativos, o equilíbrio na articulação entre ensino, pesquisa, extensão e acesso, além da consistente condução realizada pelos gestores, a despeito das dificuldades de financiamento”, destaca o reitor. “A Uece é um caso extraordinário de competência e resiliência”, conclui.

ranking é publicado a cada seis meses pelo Cybermetrics Lab, que pertence ao Conselho Superior de Pesquisas Científicas da Espanha, ligado ao governo espanhol e dedicado ao fomento da investigação científica e tecnológica.

Webometrics utiliza os seguintes indicadores de desempenho eletrônico:

Presença (tamanho): número de páginas do domínio principal da instituição. Incluídos todos os subdomínios que compartilham o domínio principal e todos os tipos de arquivos como documentos em PDF.
Impacto (visibilidade): número das redes externas (sub-redes) originando links para as páginas da instituição.
Abertura (transparência): número de citações.
Excelência: número de artigos entre os 10% mais citados em 26 disciplinas.

Veja os dados abaixo:

Webometrics 2018.1
Região Posição da Uece % da posição da Uece
Mundo 28586 2390 8,3%
América Latina 3674 136 3,7%
Brics 8813 426 4,8%
Brasil 1401 57 4%
FONTE: UECE

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles