Imagem: Foto da Camerata de Cordas da UFC

O Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará torna públicos os editais para participação no II Encontro de Cordas Flausino Valle – Performance e Ensino Coletivo (ECFV). O evento, que ocorrerá de 28 de julho a 5 de agosto, conjuga todas as áreas de ensino instrumental de cordas (friccionadas, dedilhadas e pinçadas) e oferta vasta programação com masterclasses e oficinas de instrumentos em violino, viola, violoncelo, contrabaixo, violão, piano correpetidor. Haverá ainda oficinas de música de câmara, musicoterapia, construção de rabecas, regência e arranjo orquestral, além de práticas de grupo e apresentações artísticas.

As inscrições para participantes e voluntários estão abertas até 20 de julho por meio de formulário on-line. O II ECFV ocorrerá na sede do ICA (Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra), no Salão Nobre da Reitoria da UFC (Campus do Benfica), no Theatro José de Alencar e no Centro Cultural Belchior.

PARTICIPANTES – O II ECFV é aberto à participação de toda a comunidade do Ceará e de outros estados. Para se inscrever, os interessados devem preencher e enviar seus dados no formulário de inscrição on-line.

É importante que os interessados leiam o regulamento de inscrição na íntegra, no qual constam as diretrizes de participação, programação completa do encontro, bem como as condições para o acesso ao alojamento durante o evento, destinado exclusivamente aos estudantes de outros estados.

VOLUNTÁRIOS – Também estão abertas as inscrições para estudantes de graduação e pós-graduação da UFC interessados em participar do II ECFV como voluntários nas áreas de cerimonial e de fotografia e vídeo, conforme o edital de chamada pública. As inscrições também são realizadas por meio de formulário on-line.

Aos alunos voluntários serão concedidos camisetas, certificados de atividade complementar na categoria Organização de Eventos, referentes às horas trabalhadas, bem como isenção da taxa de inscrição para participar nas atividades do encontro.

II ECFV – Além de estudantes e professores do curso de licenciatura em Música da UFC, participam do II ECFV integrantes das Universidades Federais do Acre (UFAC), do Rio Grande do Norte (UFRN), de Pelotas (UFPEL/RS), de Brasília (UnB) e de outras entidades parceiras, como a Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho (ORCEC-CE), oferecendo oficinas de instrumento e de práticas de conjunto de grupos musicais com o objetivo de fomentar o aperfeiçoamento e compartilhamento de experiências entre os alunos participantes.

O I Encontro de Cordas Flausino Valle ocorreu em 2017, por meio de parceria entre as Universidades Federais do Acre e do Ceará, pelo trabalho conjunto dos professores Leonardo Feichas (UFAC), Liu Man Ying (UFC) e Dora Utermohl de Queiroz (UFC), nas dependências da UFAC, em Rio Branco (AC).

Mais informações podem ser obtidas com o setor de Produção Cultural do ICA pelo telefone (85) 3366 9223 e pelo e-mail labprocult.ica@gmail.com.

Fonte: Setor de Produção Cultural do ICA – fone: 85 3366 9223 / e-mail: labprocult.ica@gmail.com

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles