Imagem: Pesquisas em todas as áreas do conhecimento poderão pleitear financiamento, segundo os critérios do edital (Foto: Jr. Panela)

Estarão abertas até hoje, dia 13 de agosto, as inscrições de projetos de pesquisa no âmbito do Edital Universal do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Trata-se de um dos principais editais do CNPq, pois abre espaço tanto para jovens doutores como pesquisadores seniores em qualquer área do conhecimento, em todas as regiões do País.

O objetivo é apoiar projetos de pesquisa que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação no País, em qualquer campo do saber.

Coordenadores de projeto com título de doutor poderão submeter suas propostas por meio de formulário eletrônico na Plataforma Carlos Chagas. As propostas aprovadas serão financiadas com recursos no valor global de R$ 200 milhões, a serem liberados em até três parcelas. Os recursos serão destinados ao financiamento de itens de custeio, capital e bolsas de estudos.

Esclarecimentos e informações adicionais acerca dessa chamada podem ser obtidos pelo endereço eletrônico atendimento@cnpq.br ou pelo telefone (61) 3211 4000.

Leia mais: Em 2016, UFC se destaca no Nordeste ao aprovar 111 projetos na Chamada Universal do CNPq

Fonte: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC – fone: 85 3366 9943

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles