Imagem: Cartaz do curso com ilustração de paisagem do campo - sol, pássaros voando, homem com enxada, homem lançando rede de pesca num rio etc

O Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde (NUTEDS) da Universidade Federal do Ceará e a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) lançaram mais uma edição do curso Saúde das Populações do Campo, da Floresta e das Águas, ofertado na modalidade EaD (autoinstrucional). Cinco mil vagas estão disponíveis para todo o País, com inscrições pela Internet. Após a inscrição, o curso já pode ser iniciado. Essa é a sexta oferta do curso, que já capacitou cerca de 20 mil pessoas em todo o Brasil.

O público-alvo são os profissionais de saúde atuantes na atenção básica, mas também podem participar demais interessados no tema, independentemente da área de formação, inclusive gestores do Sistema Único de Saúde (SUS), conselheiros de saúde e lideranças ligadas à temática do campo, da floresta e das águas.

SOBRE O CURSO – O curso Saúde das Populações do Campo, da Floresta e das Águas tem duração de 45 horas-aula e dará direito à certificação. As inscrições ficam abertas até 31 de dezembro.

O conteúdo das aulas está dividido em três módulos. A primeira unidade deve abordar os modos de vida e a situação de saúde dessas populações. A segunda unidade leva em consideração aspectos de vigilância e promoção da saúde. Na terceira unidade, deve-se discutir a atenção à saúde e às práticas de cuidado.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 15% da população brasileira reside em localidades rurais. Diversos estudos apontam que as condições de saúde das pessoas que vivem ou trabalham no campo são mais precárias se comparadas com aquelas da população urbana, especialmente no que se refere às limitações de acesso aos serviços de saúde e às deficiências em saneamento ambiental. Isso também ocorre com outras populações que têm seus modos de vida e produção relacionados com a terra, como extrativistas, ribeirinhos, pescadores e raizeiros.

Mais informações podem ser obtidas no site do NUTEDS, pelo telefone (85) 3366 8055 e pelos e-mails cursos@nuteds.ufc.br e nuteds.comunica@nuteds.ufc.br.

Fonte: Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde (NUTEDS) – fone: 85 3366 8055

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles