Imagem: Arte de divulgação com informações escritas e foto do grupo Verso de Boca

O Circuito UFC-Arte no Interior chega à cidade de Sobral neste mês de novembro, nos dias 13 e 14, com uma programação totalmente gratuita e aberta à comunidade. Interessados podem inscrever-se através de formulário eletrônico, até o dia 12, para oficinas de dança popular e poesia. Os sobralenses poderão ainda conferir apresentações artísticas no Theatro São João (Praça São João, 156, Centro).

No dia 13, será realizada a oficina Danças Populares Brasileiras, ministrada pelo Oré Anacã, grupo de dança popular da Universidade Federal do Ceará. No dia 14, será a vez da oficina A Arte de Dizer Poemas, com a proposta de ensinar técnicas e desafios de recitar poemas em público. A oficina será ministrada pelo Grupo Verso de Boca, projeto do Curso de Letras do Campus do Benfica, de Fortaleza. As atividades ocorrem na Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes (ECOA Sobral) – localizada na Rua Dr. Carlito Pompeu, 116, Centro –, em duas turmas, das 9h às 12h e das 14h30min às 16h30min. Podem participar estudantes de escolas públicas e privadas, professores e profissionais da dança do município de Sobral.

APRESENTAÇÕES CULTURAIS – Duas apresentações artísticas ocorrem no Theatro São João, às 19h30min: no dia 13, será apresentado Versos de ouro el-rei mandou-nos lavrar, com o grupo Verso de Boca, unindo as linguagens da poesia e do teatro. Já no dia 14, o Grupo Oré Anacã apresenta o espetáculo Entre penas e contas, trazendo danças tradicionais brasileiras de influência étnica negra e indígena, como boi-bumbá, carimbó, siriri, afoxé, frevo e maracatu. Para os dois espetáculos os ingressos serão distribuídos gratuitamente na bilheteria do teatro.

O Circuito UFC-Arte no Interior é uma iniciativa da SECULT-ARTE, em parceria com a Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento e de Pesquisas (FASTEF), com o intuito de contribuir para o intercâmbio cultural e a promoção da cultura nos municípios do interior do Estado do Ceará. Todos os projetos foram selecionados através de edital para circulação dos projetos apoiados pelo Programa de Promoção à Cultura Artística (PPCA), também conhecido como Bolsa-Arte.

Mais informações e inscrições estão disponíveis no site da SECULT-ARTE.

Fonte: Secretaria de Cultura Artística da UFC – fone: 85 3366 7831

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles