Imagem: Foto de paiagem do semiárido, com terra seca e árvores secas.

Está aberto, até 31 de dezembro, o prazo de submissão de trabalhos para o IV Simpósio Brasileiro de Recursos Naturais no Semiárido (IV SBRNS), que ocorrerá de 22 a 24 de maio de 2019, na região do Cariri. O evento é uma realização da Universidade Federal do Ceará e da Universidade Federal do Cariri (UFCA), por meio do grupo de pesquisa e extensão em Manejo de Água e Solo no Semiárido (MASSA) e da Associação Convergir Sustentável (ACS).

O tema central do IV SBRNS é “Semiárido e sociedade: sustentabilidade para gerações futuras”. As inscrições de trabalhos devem ser feitas exclusivamente pelo site do evento, relacionando os artigos a algum dos temas propostos: conservação dos recursos naturais do semiárido; energias alternativas no semiárido; hidrologia de regiões semiáridas; geoprocessamento aplicado aos recursos naturais; gestão de águas no semiárido; recuperação de áreas degradadas em regiões semiáridas; técnicas de convivência com o semiárido; agricultura irrigada e sequeiro em regiões semiáridas; e cultivos adaptados ao semiárido.

O simpósio contará, em sua programação, com minicursos, palestras, mesas-redondas, sessões de pôsteres e sessões de apresentação oral e reunirá técnicos, pesquisadores, estudantes, professores, gestores, agricultores e, de forma geral, toda a comunidade interessada na temática de recursos naturais no semiárido.

Outras informações podem ser acessadas no site do evento.

Fonte: Comissão organizadora do IV Simpósio Brasileiro de Recursos Naturais no Semiárido – e-mail: sbrns2019@gmail.com

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Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

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