Imagem: O encontro é para conhecimento e discussão dos projetos identificados como prioritários pelo Ceará 2050 (Imagem: Divulgação)

Professores e estudantes de pós-graduação da Universidade Federal do Ceará estão convidados a participar, nesta quarta-feira (27), do primeiro encontro para conhecimento e discussão dos projetos identificados como prioritários pela Plataforma Estratégica de Desenvolvimento de Longo Prazo – Ceará 2050.

formulário de inscrições já está disponível.

O encontro ocorre no Centro de Convivência da UFC, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, das 8h às 13h. Outro momento está sendo preparado para integrar os estudantes de graduação e será divulgado posteriormente.

Para fazer parte do evento, é necessária a pré-inscrição através de formulário no qual o participante indicará, entre as temáticas apresentadas, a que pretende discutir.

As opções são as seguintes: Educação Transformadora, Escolaridade Integral; Serviços Integrados de Excelência; Novos Incentivos, Novos Negócios; Pacto pela Defesa Social e Direitos Humanos; Economia Circular Sustentável; Segurança Hídrica; Industria 4.0; Energia como Serviços e Negócios; Logística Avançada do Atlântico; Ceará para o Mundo; Desenvolvimento Agropecuário Sustentável; Economia do Mar; Ciência e Tecnologia; Saúde como Serviços e Negócios; Desenvolvimento Humano; Economia Criativa; Gás para Desenvolver.

O detalhamento de cada tema está disponível no link do formulário.

A PLATAFORMA – O Ceará 2050 é uma plataforma de desenvolvimento estratégico que tem como intuito principal traçar alternativas para o desenvolvimento econômico, sustentável e social do Ceará. A plataforma busca delinear o planejamento de ações que possam ser executadas a médio e longo prazo.

Após realizar as etapas de diagnóstico, análise de ambiência externa, construção de cenários e identificação de tendências, e elaboração dos objetivos estratégicos, a plataforma está na fase de confecção de um portfólio de projetos estratégicos.

São considerados projetos estratégicos aqueles que têm dimensão suficiente para impactar a realidade do Ceará de forma estruturante ou capacidade de gerar outras iniciativas importantes. São identificados por apresentar caráter inovador e possibilitam mudanças de escala ou grandes saltos de qualidade.

“Nós já reunimos um grupo importante de pesquisadores que já trabalham com muitos desses temas, mas o nosso desejo é ser o mais inclusivo possível”, reforça o reitor Henry Campos. “A gente entrando mesmo para valer nesse projeto estará também construindo uma transformação da Universidade, porque estará trazendo temas novos para nossas salas de aula, desafios concretos do mundo real para o nosso aluno. Acho que isso pode até mudar, consideravelmente, o modelo de formação”, considera o reitor.

A plataforma é uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará em parceria com a UFC, através da coordenação da Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento a Pesquisas (ASTEF). As etapas do projeto bem como o material produzido até agora estão disponíveis no site www.ceara2050.ce.gov.br.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Plataforma Ceará 2050 – fone: 85 3122 3422

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles