Com o tema “Trabalho Policial nos Limites do Sensível: violência, adoecimento e morte, o Ciclo de Debates Direitos Humanos e Cidadania 2019, do Laboratório Direitos Humanos Cidadania e Ética (LabVida) da Universidade Estadual do Ceará (Uece), realiza mais um Ciclo de Debates, na próxima segunda-feira (08/04), às 9h no Auditório Aloísio Cavalcante, localizado na sede do Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa), campus Itaperi.

O Ciclo de Debatesconstitui evento anual do LabVida/Uece que nesse ano completa 19 anos de instalação. O evento se realizará nos meses de abril, maio, agosto e setembro, em parceria com o Laboratório de Conflitualidade e Violência (Covio) e debaterá os seguintes temas: violência, adoecimento e morte de policiais; feminicídios; homicídios de jovens e a questão das drogas em perspectiva voltada para a reflexão e a compreensão do fenômeno, não da criminalização.

A primeira Mesa de Debates – Trabalho policial nos limites do sensível: violência, adoecimento e morte terá como expositora a Profa. Dra. Susana Durão (antropóloga, doutora em Antropologia Social e Cultural pelo Instituto Superior de Ciência do Trabalho e da Empresa de Portugal (Lisboa), que é atualmente professora e pesquisadora do Departamento de Antropologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde desenvolve pesquisas na área de segurança pública e privada, crime e violência. Durante 15 anos o seu lócus de pesquisa foi a Polícia de Segurança Pública e o policiamento urbano em Portugal e um dos frutos dessa experiência é o seu livro “Esquadra de Polícia”.

Para a pesquisadora da Uece, Glauciria Mota Brasil, coordenadora do encontro, agrega-se à essa problemática a velha e ultrapassada política de “guerra às drogas” que mostrou-se inócua frente a expansão dos mercados de drogas no Brasil. Aqui há que se compreender a complexidade que envolve todo esse fenômeno numa sociedade gerida pela rapidez instantânea das comunicações, como se pôde acompanharr, por meio da web e dos smartsphones, no decorrer das últimas rebeliões carcerárias que ocorreram no Brasil.

O encontro tratará, portanto, de temas pertinentes e fundamentais para se entender o atual momento político e social que a sociedade brasileira vivencia, assim como a complexidade que estas questões e seus tramas envolvem. Ao se tratar da violência letal não se pode esquecer o contexto de realidade histórico-social em que esta ocorre, assim como os sujeitos e problemas que ela envolve. Essas são questões que inegavelmente têm rebatimento na vida democrática do Brasil e, portanto, na gramática dos Direitos Humanos e Sociais.

Serviço:

Data: 08 de abril de 2019
Horário: 09h às 12h
Local: Auditório Aluísio Cavalcanti (Auditório do Cesa/Uece)
End. Universidade Estadual do Ceará – Campus Itaperi (Av. Silas Munguba – 1700)
Realização: LabVida/Uece
Apoio: PPGS/COVIO

Obs: Haverá certificação digital

FONTE: UECE

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles