O Blog Educação indica uma palestra que será promovida hoje no colégio Santo Inácio com o especialista em relacionamento familiar Antônio Mourão. Com o tema: “Escola e família: educação em tempos de mudanças”, o médico, Doutor em Psiquiatria, professor universitário e especialista em relacionamento familiar, refletirá sobre o tema com as famílias convidadas.
Abaixo mais detalhes sobre o evento.
A palestra é uma das atividades do Projeto Cuidar, concebido e desenvolvido pelo Serviço de Orientação Psicológia do Colégio, SOP, e tem como objetivo o cuidado efetivo com toda a comunidade escolar, a partir do olhar atento para a qualidade de vida, zelando pelas emoções, saúde e pelos sentimentos. Nesse processo estão envolvidos educandos, educadores, famílias e sociedade.

Projeto Cuidar – Colégio Santo Inácio

 
A palestra é dedicada aos pais e responsáveis, que no papel de educadores e orientadores de crianças e jovens, enfrentam os desafios constantes da sociedade pós-moderna. Segundo a diretora geral do Colégio Santo Inácio, Albanisa Gomes, o momento é importante para as famílias refletirem e repensarem sobre a forma como vêm conduzindo a educação de seus filhos, em um cenário cheio de desafios. “Neste momento, vamos nos dar as mãos, na condição de pais e instituição educacional, fortalecendo a relação de confiança, parceria e missão”, afirma.
Quem é Antônio Mourão Cavalcante:
 
Doutor em Psiquiatria pela Universite Catholique de Louvain (1981) e Doutor em Antropologia pela Universite Lumiere Lyon 2 (1986). Atualmente, é professor titular da Universidade Federal do Ceará – UFC. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Psiquiatria. Atuando principalmente nos seguintes temas: Antropologia Médica, Medicina Popular, Medicina Tradicional.  Mourão também é articulista de vários jornais e possui diversos livros publicados, entre os quais: “Psiquiatria: outros olhares”;  “Casal. Como viver um bom desentendimento”; “O Ciúme patológico”.
 
Laboratório de Inteligência de Vida no Colégio Santo Inácio:
 
O Colégio Santo Inácio – CSI vem realizando, ao longo dos últimos três anos, algumas mudanças em sua infraestrutura física, e também, na área pedagógica. Entre as quais, a inserção do LIV (Laboratório de Inteligência de Vida) em sua grade curricular. O Laboratório de Inteligência de Vida é um programa que desenvolve as competências socioemocionais, habilidades individuais e coletivas nos alunos. O  LIV tem a proposta é criar um espaço no qual os educandos  saibam que todos os sentimentos e emoções são permitidos e que é fundamental aprender a lidar com as habilidades sociais e emocionais para ser bem sucedido.
Serviço: 
 
Palestra “Escola e família: educação em tempos de mudanças” – com o Professor e Doutor em Psiquiatria, Antônio Mourão Cavalcante”.
Data: 10 de abril de 2019
Horário: 19h
Endereço: Av. Desembargador Moreira, 2355 – Aldeota
Evento para famílias do Colégio Santo Inácio

Fonte:

Patrícia Moreira
Jornalista MTB 2116 CE

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles