A Coordenação do Programa Associado de Pós-graduação em Ensino e Formação Docente (PPGEF Unilab/IFCE), associação ampla entre a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – Unilab e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE, lança o Edital PPGEF 01/2019 – Seleção para o Mestrado em Ensino e Formação Docente (modalidade profissional – turma 2019).

PPGEF UNILAB-IFCE visa formar profissionais qualificados para o exercício da docência por meio da pesquisa aplicada, de modo a gerar conhecimento no campo do ensino em sintonia com o debate contemporâneo da formação docente, buscando coletivamente soluções possíveis à realidade social.

Estão sendo ofertadas 20 (vinte) vagas, sendo 14 (catorze) vagas para ampla concorrência; 4 (quatro) vagas para políticas de ações afirmativas  para negros, indígenas e pessoas com deficiências e 2 (duas) vagas destinadas a servidores, sendo 1 (uma) para a Unilab e 1 (uma) para o IFCE, entre as seguintes linhas de pesquisa: 1) Ensino e Formação; 2) Currículo e Avaliação.

São habilitados à inscrição no PPGEF Unilab-IFCE portadores de títulos de graduação em qualquer área do conhecimento, desde que comprovado o vínculo com a Educação Básica (candidatos de ampla concorrência e política de ações afirmativas) ou Educação Superior (candidatos que sejam servidores da Unilab) ou da Educação Básica, Técnica e Tecnológica (candidatos que sejam servidores do IFCE).

O processo seletivo constará de três fases de caráter eliminatório e classificatório: prova escrita, análise do projeto de pesquisa e entrevista. A última fase será a de análise de títulos, de caráter classificatório. A prova escrita será no dia 7 de junho, e, segundo o cronograma, o resultado final será divulgado no dia 11/07, com matrícula dos aprovados entre os dias 22 e 26/07. O início das aulas será no dia 12 de agosto.

O período de inscrição vai até amanhã, 22/05/2019, exclusivamente pelo e-mail: . Para mais informações, conheça o Programa Associado de Pós-Graduação em Ensino e Formação Docente (PPGEF Unilab/IFCE) no sitehttp://ppgef.unilab.edu.br/.

Sobre o mestrado

O Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente é fruto da parceria entre duas instituições de ensino. A Unilab traz como marca institucional ao projeto o compromisso com ações formativas pautadas no respeito e na valorização da diversidade. Já o IFCE traz elementos relacionados a ações de estímulo à inovação tecnológica e à produção científica entre alunos e servidores da instituição, com o compromisso de ampliar os indicadores de qualificação do corpo docente e induzir à formação de grupos de pesquisas institucionais por toda a rede.

A carga horária do mestrado será de 450 horas, distribuídas em 30 créditos, sendo 16 de disciplinas obrigatórias, 8 de optativas e 6 créditos da dissertação. O primeiro núcleo de formação é composto pelas disciplinas obrigatórias, ofertadas para todos os alunos ingressantes; já o segundo núcleo é de disciplinas optativas.

As aulas do PPGEF UNILAB-IFCE acontecerão sistematicamente às sextas-feiras (nos turnos matutino e vespertino) e, eventualmente, aos sábados (nos turnos matutino e vespertino). As aulas de Estágio de Docência, especificamente, acontecerão em dia alternativo em comum acordo com o professor orientador. As aulas ocorrerão prioritariamente no campus das Auroras/Unilab, podendo também acontecer no campus Maranguape/IFCE.

FONTE: Cláudia Monteiro, com informações da Unilab.

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles