Desenho de um barco em forma de dragão vermelho sobre o mar

O Instituto Confúcio na Universidade Federal do Ceará realiza hoje, dia 06 de junho, a celebração do Festival do Barco do Dragão, evento tradicional e milenar da cultura chinesa. O festival ocorre das 9h às 11h30min, no pátio da cantina do bloco didático 3 da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC ‒ Rua Marechal Deodoro, 400, Benfica).

A celebração apresentará a cultura chinesa e o Instituto Confúcio na UFC para a comunidade universitária (estudantes e servidores docentes e técnico-administrativos). Na programação, haverá degustação de comidas típicas chinesas e uma minioficina de artesanato, em que será ensinada a técnica de montagem de uma pulseira típica chinesa. O evento contará com a participação das professoras e da diretora do Instituto Confúcio, Chen Yu.

SOBRE O FESTIVAL ‒ O Festival do Barco do Dragão, também conhecido como Duanwu Jie, é um dos mais importantes e tradicionais festivais da China, com mais de 2 mil anos de existência. Ocorre todos os anos, sempre no quinto dia do quinto mês do calendário chinês. Outra tradição do festival é a Corrida do Barco do Dragão. Uma lenda diz que um poeta chamado Qu Yuan afogou-se no rio Miluo, na China. Dentro das comemorações do festival, as pessoas correm em barcos simbolizados de dragão e espalham arroz no rio para alimentar os peixes, a fim de impedir que eles comam o corpo de Qu Yuan.

INSTITUTO CONFÚCIO ‒ O Instituto Confúcio, órgão vinculado ao Ministério da Educação chinês, foi criado em 2004 para promover a internacionalização da língua e cultura chinesas. O instituto possui 480 unidades instaladas nos cinco continentes e, no Brasil, está presente em 10 instituições de ensino superior. Na UFC, o Instituto Confúcio iniciou as atividades no ano passado em parceria com a Universidade de Nankai.

Fonte: Pró-Reitoria de Relações Internacionais ‒ fone: (85) 3366 7336 / e-mail: assessoriatecnica@prointer.ufc.br

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles