Imagem: Arte de divulgação da exposição

Segue até o dia 14, no Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC), a exposição Reinvente – arte, moda e sustentabilidade para um mundo melhor.

O projeto Reinvente é uma realização da Quattro Produções e do Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet, com patrocínio da Lojas Renner. Promoveu um concurso de soluções inovadoras e sustentáveis para o varejo de moda, que contou com 342 projetos inscritos, dos quais quatro foram premiados nas categorias Produção, Varejo, Pós-Consumo e Matéria-Prima.

A iniciativa contemplou ainda a publicação de um livro com textos jornalísticos sobre a história da moda no mundo e no Brasil e sua relação com a arte, a cultura e a sustentabilidade.

Na categoria Produção, o primeiro lugar ficou com Roberta Negrini, que apresentou o case “Joaquina Brasil: moda com impacto socioambiental positivo”. Já em Varejo, a grande vencedora foi Fernanda da Costa Silva, com o projeto “Loja-modelo: estudo de logística e sustentabilidade para loja de roupas”. Na categoria Pós-Consumo, Caroline Camargo Régio e Lorena Mayra Schluga foram as premiadas, apresentando o case “A implantação da economia circular através da Use – Clothes for Us” . Finalmente, em Matéria-Prima, Renan Serrano e Fabricio Tardim levaram o primeiro lugar com o “Redesfibra.com”.

A palestra de abertura contará com intérprete em libras. A visitação à exposição é gratuita e pode ser feita das 8h às 12h e das 13h às 17h. O MAUC fica na Av. da Universidade, 2854, no Benfica.

Fonte: Graciele Siqueira, museóloga e diretora do MAUC – fones: (85) 3366 7481 e 3366 7480

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles