Cartaz do evento em inglêsQuem possui ideia com potencial transformador e quer compartilhá-la com líderes globais da ciência, negócios, política, arte e sociedade pode, até o dia 31 de julho, inscrevê-la no concurso Falling Walls LAB. Este ano, a competição terá duas etapas no Brasil, sendo uma delas em Fortaleza, no dia 20 de setembro, e outra em Belo Horizonte, em 23 de setembro. A Universidade Federal do Ceará é uma das parceiras do concurso na capital cearense.

O Falling Walls LAB é direcionado a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, profissionais e empreendedores dos diversos campos do conhecimento e atuação. Para participar, é necessário submeter on-line (opção South America – Fortaleza ou Belo Horizonte) uma ideia, uma pesquisa, uma proposta de inovação ou um projeto de empreendedorismo com potencial de relevante transformação.

Dentre os inscritos, 15 a 20 serão selecionados para cada etapa nacional (Fortaleza e Belo Horizonte). Cada candidato terá três minutos para fazer sua apresentação, em inglês, mostrando a relevância e o poder de transformação de sua proposta para um júri composto por especialistas da academia, da imprensa e do ecossistema de inovação – formato que se repetirá na etapa mundial do concurso.

Os vencedores das etapas brasileiras ganharão uma viagem para concorrer na etapa mundial do concurso e participar da Falling Walls Conference, que acontecem em Berlim, na Alemanha, nos dias 8 e 9 de novembro, respectivamente. O programa de viagem será complementado com outras atividades, como visitas a instituições de pesquisa.

O concurso e a conferência são uma iniciativa da Falling Walls Foundation, instituição alemã sem fins lucrativos que promove discussões sobre pesquisa e inovação, divulgando as descobertas científicas mais recentes para um público amplo de todas os segmentos da sociedade. Criada no 20º aniversário da queda do muro de Berlim, a Falling Walls Foundation é uma plataforma internacional para líderes.

Em Fortaleza, o concurso está sendo organizado pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) em conjunto com o Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH São Paulo), em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio da Casa de Cultura Alemã, a Universidade Estadual do Ceará (UECE), a Universidade de Fortaleza (UNIFOR), a Euraxess e a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha do Ceará (CCIBAC).

Fonte: Katz Agência de Comunicação Ltda., a serviço do Centro Alemão de Ciência e Inovação – fone: (11) 5071 3688 – e-mail: com@dwih-saopaulo.org

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles