Imagem: Cartaz do minicurso

O Programa de Educação Tutorial (PET) de Ciências Sociais realizará, nos dias 9, 10 e 11 de julho, o minicurso “A pós-colonialidade e o projeto modernidade/colonialidade”, com o Profº Uribam Xavier. Gratuita, a atividade ocorrerá no Auditório Luiz de Gonzaga, no Centro de Humanidades III (Av da Universidade, 2995, Benfica), das 15h às 18h.

As inscrições serão feitas na hora e no local do evento. Será expedido certificado como atividade complementar aos participantes que cumprirem toda a carga horária.

O objetivo do curso é introduzir o pensamento dos estudos pós-coloniais, focando na discussão sobre modernidade/colonialidade, bem como desenvolver temas como eurocentrismo, colonialidade do poder e geopolítica do conhecimento. Serão abordados autores como Henrique Russel, Aníbal Quijano, Walter Mignolo e Santiago Castro-Gomez.

Fonte: PET de Ciências Sociais – fone: (85) 3366 7419

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles