“Sustentabilidade Ambiental: conexão entre ser humano e natureza”. Esse será o tema da 24ª edição da Semana Universitária, da Universidade Estadual do Ceará (Uece), evento coordenado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPGPq).

O tema do evento neste ano considera a necessidade de refletir sobre os modos de evitar a degradação ambiental e a exaustão dos recursos naturais, colocando no centro das discussões o ser humano e a sua conexão com a natureza, no universo do sistema de produção em que vivemos.

Durante a XXIV SU, a comunidade universitária da Uece discutirá alternativas para a sustentabilidade ambiental do planeta, a partir de ações cotidianas, que possam contribuir para mudanças significativas em nosso modo de lidar com a natureza e com os outros, fomentando um diálogo interdisciplinar com as áreas do conhecimento.

De acordo com a coordenadora da Semana Universitária 2019 e pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, professora Nukácia Araújo, o debate sobre a temática escolhida se faz necessário dentro da universidade “por ser uma pauta premente no mundo e acentuadamente no Brasil, considerando-se os desastres ambientais que aqui já vêm ocorrendo e cujas consequências atingem todos os brasileiros direta ou indiretamente”.

A coordenadora destaca como o tema será abordado no evento. “Em especial enfocaremos, na XXIV Semana Universitária, a sustentabilidade ‘dentro de casa’, isto é, a sustentabilidade dentro dos próprios campi da Uece, na primeira edição do concurso Uece Sustentável, cujas inscrições já estão abertas”.

A Semana Universitária da Uece, maior evento científico e cultural da instituição, acontecerá, em 2019, no período de 21 a 25 de outubro, nos campi Itaperi (Fortaleza), Feclesc (Quixadá) e Fecli (Iguatu).

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Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

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