Imagem: foto do estudante vencedor com equipe julgadora segurando um cheque

A proposta do TropFir, desenvolvida por estudantes do Curso de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal do Ceará, venceu a Competição de Talento e Inovação das Américas (TIC Américas) na categoria Eco-Desafio de Nutrição. A competição internacional, coordenada pela Organização dos Estados Americanos (OEA), a PepsiCo América Latina e a Young Americas Business Trust (YABT), recebeu 5.106 propostas de inovação de 41 países.

O TropFir é uma bebida mista fermentada (kefir) de leite de cabra adicionado de polpas de frutos tropicais que possui o diferencial de ser um alimento nutritivo a preço acessível. A proposta do produto foi apresentada às autoridades colombianas e à diretoria da PepsiCo América Latina na final da competição, que ocorreu de 23 a 25 de junho em Medellín, na Colômbia.

Imagem: equipe do TropFir de jaleco posa para fotoO projeto é desenvolvido pelos estudantes Francisco Augusto Oliveira, Nhaiara Monteiro, Fernando Eugênio Teixeira, Alana Uchoa e Samara Patrício, pelas técnicas do Laboratório de Laticínios Francisca Lívia e Gizele Almada, sendo coordenado pela Profª Juliane Döering Gasparin Carvalho, do Departamento de Engenharia de Alimentos.

Como prêmio, a equipe ganhou US$ 5 mil para investir no desenvolvimento da ideia. De acordo com a Profª Juliane Döering, o grupo agora pretende realizar o processo de depósito da patente do produto, entrar em contato com os produtores de leite de cabra para obtenção de matéria-prima, selecionar os sabores e definir como será a produção em maior escala.

SAIBA MAIS – O Eco-Desafio reúne propostas de inovação de produtos e serviços desenvolvidos por jovens empreendedores de 18 a 34 anos oriundos de países da América Latina e do Caribe. Foram selecionadas propostas nas categoriais Nutrição, Meio Ambiente e Mulheres.

Veja também sobre o Tropfir na Agência UFC.

Fonte: Profª Juliane Döering, do Departamento de Engenharia de Alimentos – e-mail: julianedgc@gmail.com

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles