“As Cidades e os Livros”. Com esse tema, a XII Bienal Internacional do Livro do Ceará abriga uma infinidade de possibilidades no mundo da literatura e traz toda a pluralidade das cidades.

São movimentos, cores, aromas, texturas, pessoas, livros e cidades diversas. Tudo dentro do Centro de Eventos do Ceará.

Em cada apresentação, nos recitais, lançamentos e standes, os olhares se cruzam, as vozes reverberam e assim como nas cidades, o emaranhado se faz presente e novas histórias vão surgindo, exatamente como nos livros. Histórias reais ou ficcionais, todos nós participamos dos capítulos.

O Blog Educação acompanhou a equipe pedagógica e os educandos da escola municipal Direitos Humanos, localizada em Maranguape, na visita a Bienal.

Para a professora Elizângela Abreu, que acompanhou a turma do nono ano do ensino fundamental II, a experiência é gratificante pela oportunidade dos novos olhares.

Ryan Gonçalves, 15 anos, aluno do fundamental II, espera voltar a feira literária para comprar livros, já que não foi possível durante a sua primeira visita ao evento.  Assim como José Ramon Silva, 15 anos, que achou a feira “top” e também lamentou o fato de não ter comprado nada durante a visita.

João Gabriel de Oliveira Barbosa, 14 anos, expressou a alegria em visitar um espaço tão plural, cheio de  novidades, pessoas e livros.

Joice Ellen Sampaio, 14 anos,  agradeceu a oportunidade de poder visitar a Bienal pela primeira vez e falou do encantamento que os livros trazem: “são muitos livros e é uma experiência nova para todos nós que estamos aqui”.

A coordenadora pedagógica Ana Moura estava acompanhando a turma do fundamental I (José Renato, 11 anos; José Sátiro, 11 anos; Angelina Ferreira, 11 anos e  Rayanna Batista, 10 anos), juntamente com as educadoras Rosângela Ferreira, Carol Junqueira e Viviane da Costa, além de Maria Anselmo e Terezinha, coordenadoras do multimeios.

Com certeza, a visão de mundo de todos que por lá passaram se ampliou. Ninguém sai o mesmo depois de todo o encantamento que um livro e uma cidade proporcionam. Imagine um espaço ocupado por várias cidades e livros!

Pra quem ainda não foi tem muita programação até amanhã! Corre que dá tempo!

” Em cada canto, um lugar.

Eu sei que em cada um deles fica um pouco de mim e de você.

E o que levamos desses lugares?

Ah, o prazer de ser quem somos, de espalhar mais amor, coragem e lealdade.

Que em cada canto da cidade

Se descubram livros, casas e afetos.

Porque é isso que a gente precisa”.

(Cora Coralina).

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles