Nem só o turismo movimenta a Vila de Jericoacoara/CE! Conhecida por suas belezas naturais, mas igualmente com necessidades sociais – como a maior parte das cidades do interior do pais – a vila será sede de uma semana intensa de formações gratuitas, que visam ressaltar a importância da arte, cultura, incentivo à leitura e a educação ambiental sendo trabalhadas desde a escola, empoderando os moradores locais, alunos, educadores a continuarem lutando por ações voltadas a sustentabilidade e preservação desse cenário da região, rodeado de obras da natureza.

Com vagas abertas para educadores de todas as escolas da rede pública de ensino do município, o Programa de Desenvolvimento da Educação – PDE, do Instituto Brasil Solidário, levará oficinas de Xilogravura e Estamparia, Artes Cênicas, Pintura e Desenho, Música, Teatro de Bonecos, Mediação de Leitura, Produção Audiovisual, Patchwork, Educação Ambiental com montagem de horta escolar, além de uma formação em Turismo Sustentável, que será aberta para participação dos Guias da região.

A programação começa no dia 10 de setembro, com um Seminário Intermunicipal de Apresentação do PDE, que será realizado de 08h às 12h, no auditório do Pólo de Lazer da Vila de Jericoacoara. Na mesma semana, entre os dias 11 e 13 de setembro, começam as atividades das oficinas práticas, que serão divididas em dois espaços, contando com ações na Escola Municipal Nossa Senhora da Consolação (Escola da Vila) e atividades de Música e Teatro sendo promovidas no Pólo de Lazer de Jijoca de Jericoacoara.

O encerramento das atividades, contará com apresentações de música e teatro promovidas pelos próprios participantes, em evento aberto ao público, no dia 14 de setembro, às 19h, na Praça principal de Jericoacoara.

Além da semana de capacitações tendo como temática central trabalhar a conscientização sobre o uso racional e importância da água, a escola sede das atividades receberá todo o apoio de estrutura material para potencializar as ações do projeto, sendo contemplada com a doação de um acervo de mais de 600 livros literários, prateleiras, espaços ambientais e uma rádio completa com equipamentos de comunicação.

O projeto já iniciou o processo de inscrições, que podem ser realizadas através do e-mail: administrativo@brasilsolidario.org.br ou em contato com a Secretaria de Educação do Município de Jijoca de Jericoacoara.

As formações pretendem mobilizar mais de 400 participantes, entre educadores, coordenadores pedagógicos, diretores, alunos e técnicos da Secretaria de Educação do município. Com apoio da Cagece, Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará, materiais sistematizados e de apoio do IBS também estão sendo viabilizados para a rede municipal, de forma que as ações cheguem não somente à escola da vila!

 SUSTENTABILIDADE, ARTE E CULTURA COMO TEMA TRANSVERSAL

Utilizando materiais reciclados, reaproveitados, e de fácil acesso na comunidade, as oficinas apresentarão ideias simples, replicáveis e que já são multiplicadas em mais de 25 municípios em todo o Brasil através da metodologia do PDE.

 No eixo de Incentivo à Leitura, a escola ganhará espaços literários lúdicos e criativos, com mobiliários sendo construídos a partir da reciclagem. Os cantinhos de leitura terão pufes de garrafa PET, prateleiras e nichos de paletes, além de almofadas, tapetes e aventais literários sendo produzidos na Oficina de Patchwork, com retalhos e restos de tecido. No teatro de bonecos, os materiais envolvem desde garrafas de plástico até pedaços de cano de PVC, que junto a imaginação, se tornam um cenário completo para a contação de histórias.

Na formação de Educação Ambientala proposta envolve desde a construção de filtros de água cinza, forno solar e um sistema que produz lâmpadas solares com garrafas PET, até uma capacitação de técnicas de compostagem, horta e viveiro, para as ações de cuidado com o meio ambiente na região. A escola receberá também o Projeto LEVE – Local de Entrega Voluntária Escolar, que envolve a instalação de um coletor sustentável com mobilização de arrecadação de recicláveis em toda a comunidade, fazendo da escola um ponto chave para a conscientização sobre a importância da coleta seletiva e a inclusão social.

REGIONALISMO E VALORIZAÇÃO CULTURAL

Valorizando e ressaltando a identidade e o potencial da própria comunidade de Jericoacoara, as formações contarão com um reforço importante de parcerias e apoiadores locais.

Orquestra Jeri, formada por crianças e jovens da comunidade, estará presente na Oficina de Música, que dentro das atividades, envolve a construção de instrumentos com materiais recicláveis, como baldes e garrafas de vidro. A formação mostrará como alcançar as notas musicais com pequenas lâminas de vidro cortadas, uma técnica de percussão chamada “vidrofone”, além dela, os alunos vão conhecer a percussão “garrofone”, com garrafas de vidro e a “chinelofone”, com tubos de PVC, câmara de pneus e chinelos que seriam descartados.

As oficinas contarão ainda com os traços do artista plástico, Miguel de Paula, que entre suas obras mais conhecidas está a mascote da Copa de 2014, Fuleco, inspirado no tatu-bola-da-caatinga, animal típico da fauna brasileira. O desenhista e escultor que já é referência nacional, estará entre os apoiadores das atividades promovidas dentro da escola, fomentando ações de pintura e desenho nos espaços literários da escola, além do ambiente do escovódromo sustentável, criado com uma proposta de saúde para escovação diária dos alunos.

Em rede, construindo de forma interdisciplinar!

Sabendo a importância de fortalecer um elo de solidariedade em cada região que atua, o Instituto Brasil Solidário procura reforçar o conceito “Juntos, construímos” buscando apoio de instituições que agregam a sua missão nessa longa trajetória pela educação. Trabalhar em rede, mantendo assim uma “rede social” do bem com troca de experiências e parcerias, tem permitido que as ações sigam o modelo de multiplicação e construção do saber dentro e fora do ambiente escolar.

O Instituto Brasil Solidário conta com parceria de empresas e fundações privadas como Cagece/Governo do Estado do Ceará, Palmeirinha Ação Social, Machado Meyer Advogados, OverSeas e Bank of América Merrill Lynch.

A ação em Jijoca de Jericoacoara, está sendo viabilizada com ajuda e apoio de vários parceiros locais: Prefeitura Municipal de Jijoca de Jericoacoara, Setma – Secretaria Municipal de Turismo, Seduc – Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Hotel Vila Kalango, Pousada Capitão Thomaz, Restaurante Pimenta Verde, Movimento Abraço Jeri, entre outros.

FONTE: Gabriela Martins – Assessora de Comunicação

 Instituto Brasil Solidário Instituto Brasil Solidário
Educação e Desenvolvimento Sustentável
Av. Eduardo Sá, 55 – Centro
Eusébio – CE – Brasil – CEP 617600-000
Tel: (11) 99104-9063 – www.brasilsolidario.org.br

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles