Imagem: Cartaz da atividade no fundo roxo e, ao centro, a logomarca do projeto colorida com desenhos de livros, foguetes e planetas

A Casa de José de Alencar, equipamento cultural da Universidade Federal do Ceará, está com inscrições abertas para o II Prêmio Inova Leitura, que reconhecerá projetos inovadores de incentivo à leitura promovidos por professores do ensino fundamental. Nesta edição, poderão participar docentes de todas as escolas públicas de ensino fundamental do Ceará.

O prêmio faz parte das atividades do II Encontro de Práticas Inovadoras para Novos Leitores. O objetivo do projeto é incentivar o hábito da leitura nas crianças, além de divulgar, promover e premiar as melhores práticas inovadoras de leitura para a formação de novos leitores.

As práticas serão selecionadas por comissão julgadora, em parceria com a Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC). Serão premiados os três primeiros colocados. O primeiro lugar receberá a quantia de R$ 2 mil e o segundo e terceiro lugares, R$ 1 mil cada um. Os 10 primeiros colocados receberão a Menção Honrosa José de Alencar.

Com apoio da M. Dias Branco, através da Lei Mecenas de Incentivo da Secretaria da Cultura do Ceará, o projeto ocorre em escolas públicas do Ceará e na Casa de José de Alencar, onde crianças, jovens e adultos têm a oportunidade de participar, gratuitamente, de atividades voltadas para o incentivo à leitura.

Para se inscrever, basta enviar uma explanação do projeto em formato PDF para o e-mail inovaleitura@gmail.comaté 30 de setembro. Mais informações e o regulamento podem ser encontrados no site do evento.

Fonte: Frederico Pontes, diretor da CJA e coordenador do projeto – fone: (85) 3229 1898

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Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

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