Imagem da fachada da Reitoria da UFC

A Universidade Federal do Ceará acaba de ampliar o número de cursos no âmbito dos programas de pós-graduação. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou, nesta semana, a aprovação dos cursos de Doutorado em Patologia, Mestrado Profissional em Tecnologia Educacional e os cursos de Mestrado e Doutorado em Medicina Translacional. A previsão é que as primeiras turmas iniciem as atividades no próximo ano.

O curso de Doutorado em Patologia passa a integrar o Programa de Pós-Graduação em Patologia da Faculdade de Medicina. A coordenadora do PPG em Patologia, Profª Cristiane Cunha Frota, considera a aprovação “um grande mérito” para o programa, que existe na Universidade desde 1991. “Estamos muito felizes. O doutorado vai consolidar a Pós-Graduação em Patologia”, destaca.

A aprovação do Mestrado Profissional em Tecnologia Educacional vem dar mais destaque ao Instituto UFC Virtual, unidade acadêmica à qual o curso está vinculado. “Essa aprovação vem coroar o instituto nessa área de tecnologia educacional, na área de informática educacional. Estamos todos muito felizes”, afirma o coordenador do mestrado, Prof. Edgar Marçal.

As propostas foram aprovadas na 190ª Reunião do Conselho Técnico-Científico do Ensino Superior da CAPES, ocorrida na semana passada. A perspectiva é que as primeiras turmas dos dois cursos comecem a funcionar no segundo semestre de 2020.

MEDICINA TRANSLACIONAL – Já os cursos de Mestrado e Doutorado em Medicina Translacional, vinculados à Faculdade de Medicina, foram aprovados no dia 14 de novembro, após parecer favorável do Conselho Superior da CAPES.

O coordenador do programa, Prof. Odorico de Moraes, destaca a importância dos novos cursos para a UFC. “É um programa novo, que vai abrir perspectivas de interação com outras instituições, principalmente as de fora do País, ajudando no processo de internacionalização da Universidade”, aponta, informando que já existem pesquisadores estrangeiros interessados nos cursos. A previsão, segundo o Prof. Odorico, é que as primeiras turmas já comecem as atividades no primeiro semestre de 2020.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: (85) 3366 7331

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles