Imagem: foto do animador cearense Jeferson Hamaguchi

A Casa Amarela Eusélio Oliveira (CAEO), equipamento cultural da Universidade Federal do Ceará, há mais de três décadas se destaca também como um celeiro produtor de filmes animados. O curta-metragem Água de pote, dirigido pelo animador cearense Jeferson Hamaguchi, está sendo realizado em parceria com o Núcleo de Cinema de Animação (NUCA) da CAEO. Com lançamento previsto para o primeiro semestre deste ano, o curta tem patrocínio do Governo do Estado, por meio do XIII Edital Ceará de Cinema e Vídeo.

O filme retrata a menina Alice, que tem seu fluxo da vida relacionado com o ciclo da águaÁgua de pote utiliza a técnica da pintura sobre vidro, com um roteiro que não segue a narrativa clássica e ainda recebe influências da cultura zen oriental. Formado no curso de Cinema de Animação da Casa Amarela, Hamaguchi tem sido orientado pelo professor Josimário Façanha e conta com o apoio e a infraestrutura da CAEO para a produção do novo trabalho. O filme anterior de Jeferson Hamaguchi, Fátima, feito com a mesma técnica, obteve o 3º lugar no concurso Água em Movimento, do Festival Internacional de Animação do Brasil – ANIMA MUNDI (2011).

SOBRE O NUCA – Criado em 1986, a partir de um convênio com o governo canadense, o Núcleo de Cinema de Animação (NUCA) foi instalado sete anos depois na Casa Amarela Eusélio Oliveira. Desde então, tem apoiado a formação de diversos profissionais do cinema de animação no Ceará que se destacam em festivais do segmento, como Mariana Medina, Telmo Carvalho, Diego Akel, Levi Magalhães, Clayton Bochecha e Bárbara Cabeça.

Fonte: Wagner Nogueira, assistente em administração da Casa Amarela Eusélio Oliveira – fone: (85) 3366 7772

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles