Imagem: Grupo de estudantes com rosto pintados na matrícula da UFC

A Universidade Federal do Ceará ofertará 6.288 vagas em 110 cursos de graduação presencial em seus campi de Fortaleza, Sobral, Quixadá, Russas e Crateús, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU), em 2020. Para concorrer, é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2019 e obtido nota acima de zero na redação. Todo o procedimento deverá ser realizado pela Internet, no site do SISU, gratuitamente.

Conforme o Edital nº 79/2019as inscrições dos candidatos ao SISU 1º/2020 ocorrerão de 21 a 24 de janeiro. Ao efetuar a inscrição, o candidato escolherá até duas opções de cursos ofertados pelas instituições participantes. Ao final, o sistema seleciona os mais bem classificados em cada curso, de acordo com as notas no ENEM. Caso o desempenho do candidato permita o ingresso nos dois cursos, prevalecerá a primeira opção. O resultado da chamada regular será divulgado no dia 28 de janeiro.

Os que não forem aprovados na chamada regular podem, ainda, manifestar interesse em participar da lista de espera, de 29 de janeiro a 4 de fevereiro. Para a lista de espera, o candidato não selecionado na chamada regular poderá escolher a primeira ou segunda opção de curso informada no período de inscrição.

Todas as vagas da UFC, para os dois semestres letivos, serão ofertadas no SISU 1º/2020, de acordo com o Termo de Adesão assinado pela UFC, que informa o total de vagas ofertadas pela Instituição, bem como a quantidade de vagas oferecidas por curso e modalidade de concorrência. O candidato deverá observar se o curso desejado tem ingresso no primeiro semestre, no segundo ou em ambos. Não será permitido ao estudante escolher o semestre de ingresso.

SISU – O SISU é o sistema informatizado do Ministério da Educação (MEC) através do qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos participantes do ENEM.

“O SISU é uma forma de ingresso à educação superior pública por um meio alternativo aos vestibulares. É uma oportunidade para quem se dedicou à prova do ENEM poder estudar em uma instituição de qualidade”, disse o coordenador-geral de Políticas de Educação Superior do MEC, Thiago Leitão.

COTAS – Do total de vagas, 50% são destinadas a estudantes que cursaram todo o ensino médio na rede pública, como determinado pela Lei nº 12.711/2012. Dentro dessa condição, há vagas reservadas a candidatos oriundos de família cuja renda bruta per capita mensal seja menor ou igual a 1,5 salário mínimo; a autodeclarados pretos, pardos e indígenas (PPI); e também a pessoas com deficiência (PCD). Em todos os casos, é preciso que tenham cursado todo o ensino médio em escola pública.

Também podem concorrer a cotas candidatos que obtiveram certificação do ensino médio por meio do ENEM; do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino. Estudantes que tenham cursado qualquer parte do ensino médio em escola particular não têm direito a cota.

O candidato deverá acompanhar as informações no site do SISU. Para obter detalhes específicos sobre o processo na Universidade Federal do Ceará, o canal oficial é o site do SISU na UFC.

Fonte: Coordenação do SISU na UFC – e-mail: sisu@ufc.br

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles