Imagem: Os interessados em se candidatar para os projetos BRAFITEC em parceria da UFC com instituições francesas podem se inscrever até o dia 27 de março (Imagem: Divulgação)

O Departamento de Engenharia de Teleinformática (DETI) do Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal do Ceará divulga o lançamento dos editais referentes a processo seletivo de alunos de graduação das áreas de ciências aplicadas e engenharias para participação em programa de intercâmbio no contexto dos projetos BRAFITEC 226/2017, BRAFITEC 234/2018, vigentes no DETI/CT/UFC, em parceria com instituições de ensino superior francesas. As inscrições estão abertas e prosseguem até 27 do mês de março.

No contexto do projeto BRAFITEC 226/2017, intitulado Intercâmbio Franco/Brasileiro de Formação e Integração em Ciências Aplicadas e Engenharias, o Edital nº 06/2020/DETI/UFC oferece oportunidade para alunos de graduação em Engenharia de Computação, Engenharia de Telecomunicações e Engenharia Elétrica, todas em Fortaleza. As instituições francesas envolvidas no projeto BRAFITEC 226/2017 são a École Polytechnique de l’Université de Nice – Sophia AntipolisTélécom Saint-Étienne e Télécom SudParis.

As bolsas de estudo, concedidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), são para um período de 10 meses (setembro de 2020 a junho de 2021). Os interessados podem se inscrever até as 23h59min do próximo dia 27, exclusivamente através do formulário eletrônico. Todos os detalhes sobre o processo seletivo estão no Edital nº 06/2020/DETI/UFC e no anexo.

Quanto ao projeto BRAFITEC 234/2018, intitulado Cooperação Descentralizada Normandia-Ceará para a Formação e a Pesquisa em Engenharia, as normas estão no Edital do Programa BRAFITEC/DETI/UFC nº 05/2020. As inscrições para o processo de pré-seleção de até nove alunos de graduação de cursos de engenharia para intercâmbio em parceria com 11 escolas de Engenharia na França também devem ser feitas exclusivamente via formulário eletrônico até as 23h59min do dia 27 de março.

Da UFC podem se candidatar à pré-seleção alunos dos seguintes cursos de graduação: Arquitetura e Urbanismo, Biotecnologia, Design, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação, Engenharia de Energias Renováveis, Engenharia de Petróleo, Engenharia de Produção Mecânica, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Metalúrgica e Engenharia Química.

As 11 instituições francesas que participam do intercâmbio no âmbito do projeto BRAFITEC 234/2018 são: INSA Rouen NormandieCESI RouenENSICAENESIGELEC RouenESITECH RouenESITC-CaenESIX Caen-Cherbourg-Saint-LôISEL Le HavreISPA AlençonUNILASALLE RouenENSA Normandie.

Os alunos pré-selecionados, após receber carta de aceitação de uma IES francesa obtida por intermédio e com ciência da coordenação do projeto, serão indicados à CAPES e, após aceitação por parte dessa coordenação, farão jus à bolsa de estudo por um período de 10 meses (setembro de 2020 a junho de 2021), concedida pela CAPES.

Outras informações sobre o processo seletivo podem ser acessadas no Edital do Programa BRAFITEC/DETI/UFC nº 05/2020 e nos anexos.

Fonte: Departamento de Engenharia de Teleinformática da UFC – fone: (85) 3366 9467

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles