A partir de 28 de março, a FICs inicia os cursos anuais com foco em desenvolvimento de roteiros. Além da tradicional “Formação Integral de Roteiristas”, a instituição também lança “Roteiro: Dramaturgia Audiovisual” e “Roteiro: Storytelling e Mercado”. Com coordenação pedagógica de Newton Cannito, todos seguem o método autoral de ensino e criação na prática, misturados a análises de narratologias e de filmes, com frequentes exercícios criativos. 

Com objetivo de passar aos alunos os códigos estabelecidos para a criação de roteiros e, a partir disso, eles produzirem suas próprias linguagens, os cursos ministrados pela FICs valorizam o estudo de gêneros dramáticos e criação de diálogo com o público e o cliente, seja uma produtora, canal de televisão ou serviço de vídeo-on-demand. “Nós acreditamos que os melhores roteiros são aqueles em que os roteiristas conseguem dialogar com as demandas dos clientes e superá-las, trazendo para a mesa elementos surpreendentes e inovadores que não apenas contemplam, mas vão além das expectativas apresentadas por canais, produtoras ou provedores de VOD”, comenta Newton. 

Com duas turmas, aos sábados ou terças e quintas-feiras, os cursos são divididos em dois semestres e contam com corpo docente diversificado. Em “Roteiro: Storytelling e Mercado” (carga horária: 176 horas-aula), o objetivo é proporcionar ao profissional de roteiro uma formação inédita em conteúdos relativos aos modelos de negócio, contratos e dinâmicas reais do processo de produção de roteiro no mercado audiovisual. Já “Roteiro: Dramaturgia Audiovisual” (carga horária: 176 horas-aula) busca proporcionar uma formação nos aspectos teóricos e práticos da produção de roteiros audiovisuais.

A “Formação Integral de Roteiristas” (carga horária: 432 horas-aula) é dividida em dois ciclos, que unem os objetivos dos outros dois cursos, e, juntos, buscam uma construção completa para o exercício do ofício, tendo como ponto de partida o Método FICs de ensino – baseados em livros publicados pela instituição, como “Manual de Roteiro” e “Choque de Tropicalismo”. “Nossos cursos têm como foco o aluno e sua formação como um autor único, com visão própria de sua obra. Acreditamos que cada aluno tem um talento especial, um conhecimento e uma cultura prévia, que pode e deve ajudá-lo na hora de criar seu projeto”, diz o idealizador. 

O corpo docente da FICs conta com renomados profissionais da área, como Newton Cannito, Marcos Takeda, Leandro Vieira Maciel, Luiz Fernando Santoro, Gilson Schwarz, Nicholas Alem, Maria Cristina Perez Vila, entre outros. Os cursos podem variar entre R$ 700 e R$ 1.200 mensais e serão, inicialmente, ministrados online até que se normalize a situação por conta do Covid-19 – posteriormente, as aulas acontecerão presencialmente no campus da ESPM SP, localizado na Vila Mariana, zona sul de São Paulo – SP.

Inicialmente os cursos serão ministrados online até normalizar a situação atual do Covid-19. Inscrições podem ser feitas em condições especiais até 27 de março no site https://www.fabricadeideiascinematicas.com.br/ 

 

FONTE: Fernanda Thompson Estratégias

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles