Imagem: foto de seis homens em pé

Era outubro de 1957 quando os russos colocaram em órbita o Sputnik 1. Foi o primeiro satélite artificial lançado ao espaço e tornou-se um marco na corrida então travada entre Estados Unidos e União Soviética pela supremacia da tecnologia espacial. Na época, a Universidade Federal do Ceará tinha menos de três anos de existência. Agora, a Instituição está prestes a ter seu próprio satélite.

Trata-se do Satélite para Análise e Coleta de Dados Experimentais (SACODE), que está em desenvolvimento no Laboratório de Engenharia de Sistemas de Computação (LESC), em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

O SACODE é um nanossatélite cuja missão será obter dados do semiárido nordestino, contribuindo para informações relativas a previsão climática, umidade do solo e monitoramento de mananciais, além de ter outras possíveis aplicações. O termo nanossatélite é utilizado para designar um satélite artificial com massa entre 1 e 10 quilogramas.

A matéria completa está disponível no site da Agência UFC, canal de divulgação científica e de extensão da Universidade.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: (85) 3366 7331

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles