Foi realizado na manhã desta segunda-feira (19), no Itaú Cultural, em São Paulo (SP), o lançamento nacional da 3ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro – iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com a coordenação técnica do Cenpec. As inscrições para as redes públicas da educação básica e para os professores de Língua Portuguesa estão abertas até o dia 25 de maio e devem ser feitas pelo Portal da Olimpíada.
O evento contou com a presença do Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, e de representantes das organizações envolvidas na Olimpíada – Anna Helena Altenfelder, superintendente do Cenpec, Antonio Jacinto Matias, vice-presidente da Fundação Itaú Social, Cleuza Repulho, presidente da Undime, Maria Nilene da Costa, presidente do Consed, e Hugo Barreto, secretário da Fundação Roberto Marinho (representando o Canal Futura).
“A Olimpíada de Língua Portuguesa se caracteriza e se diferencia das demais iniciativas pelo seu caráter formativo. O concurso é apenas um elemento mobilizador”, salientou a superintendente do Cenpec. Em sua fala, ela enumerou ainda as diversas estratégias utilizadas – material impresso, audiovisual, comunidade virtual (reformulada), plataforma de cursos a distância – para dar conta do desafio de formar um número tão grande de professores, de contextos tão distintos.
Já o vice-presidente da Fundação Itaú Social, Antonio Matias, destacou o leque de parcerias que viabilizam a iniciativa e enfatizou o grande investimento na formação dos professores feito na Olimpíada – aposta que, segundo ele, tem se mostrado acertada pela melhoria na qualidade da aprendizagem atestada nas avaliações.
Para a presidente da Undime, Cleuza Repulho, a Olimpíada proporciona um espaço de trabalho coletivo e o reconhecimento do papel do professor e do lugar onde as crianças vivem. Por essa razão, a Undime apoia a iniciativa, mobilizando as redes.
O ministro Aloizio Mercadante parabenizou o Cenpec pela “competência com que coordena essa iniciativa” e reforçou a importância pedagógica da Olimpíada, pela sua contribuição na formação continuada de professores. Lembrou ainda dos investimentos do governo federal na educação infantil, mais precisamente na construção de creches, e mencionou ainda dados que apontam as grandes disparidades regionais em termos de alfabetização, o que motivou a criação de um programa nacional de alfabetização na idade certa, a ser lançado em breve. “Enquanto no Paraná apenas 4% das crianças não são alfabetizadas até os oito anos, em Alagoas são 35%”, exemplificou.
“A mobilização em torno do aprendizado criativo da Língua Portuguesa é uma iniciativa importante e já consolidada no calendário educacional brasileiro. Ela cria um padrão de compromisso das redes com os resultados educacionais, algo fundamental”, avalia o secretário de Educação Básica do MEC, César Callegari.
A técnica da secretaria municipal de Educação de Itapeva (SP), Flag Santos, compareceu ao evento com grandes expectativas em relação a mais uma edição da Olimpíada: “Participamos desde a primeira edição e a cada ano percebemos que a iniciativa agrega mais valor. O professor vê a Olimpíada como uma oportunidade de aprimoramento do seu trabalho com a produção escrita”, conta.
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