GEDC0163

 

Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios, me conquistou logo pelo título incomum e grande, uma oração completa. Até então nunca tinha lido nada do autor, Marçal Aquino. Ganhei o livro de um amigo, ele acertou em cheio no livro e na dedicatória! Mas, voltando para o livro…

Sinopse da Companhia das Letras: No momento em que começa a narrar os fatos de Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios, o fotógrafo Cauby está convalescendo de um trauma numa pensão barata, numa cidade do Pará prestes a ser palco de uma nova corrida do ouro. Sua voz é impregnada da experiência de quem aprendeu todas as regras de sobrevivência no submundo – mas não é do ambiente hostil ao seu redor que ele está falando. O motivo de sua descida ao inferno é Lavínia, a misteriosa e sedutora mulher de Ernani, um pastor evangélico.

GEDC0168

A trajetória do fotógrafo, dado a premonições e a um humor desencantado, vai sendo explicada por meio de pistas: a história de Chang, fotógrafo morto num escândalo de pedofilia; o mistério de Viktor Laurence, jornalista local que prepara uma vingança silenciosa; a vida de Ernani, que tirou Lavínia das ruas e das drogas no passado. Mesmo diante de todos os riscos, Cauby decide cumprir seu destino com o fatalismo dos personagens trágicos. “Nunca acreditei no diabo”, diz ele. “Apenas em pessoas seduzidas pelo mal.”

A estória é contada pelo fotógrafo profissional Cauby, que foi morar em uma cidade do Pará, onde a população local está em conflito com uma mineradora. Lá ele conhece Lavínia, uma mulher muito bonita, sedutora, pura lascívia , que é casada com o pastor da igreja local, Ernani. Lavínia, além de sedutora é cheia de mistérios e sofre com transtornos de personalidade, tornando-se uma incógnita para Cauby. Confira abaixo o trecho do livro que descreve a primeira vez do casal:

Ela me abraçou e encostou a cabeça em meu peito, bem em cimado meu coração atropelado. E falou apertando as minhas costas: Entra em mim.Olhei para a porta do quarto: lá dentro nos esperavam os lençóis enrugados da cama arrumada com pressa e imperícia. Lavínia notou que eu olhava para o quarto e abriu meu cinto.Sussurrou:Aqui.Foi igual adentrar um território sabendo que ele tem dono: com curiosidade e medo. Uma invasão. Lavínia livrou-se das sandálias e deixou que eu a despisse. Depois, tirou as minhas roupas. E acabamos no chão, sobre o tapete. Ela por cima.Antes de mais nada, porém, o inferno das nossas obsessões. Ela levantou-se e me olhou de um jeito estranho. Achei que tinha mordido seu lábio com furor excessivo. Não era isso: Lavínia tirou a aliança e jogou dentro da bolsa. Disse:Um pouco de decência não faz mal a ninguém. (p. 38)

Não é uma narrativa recheada de acontecimentos e floreios, é uma história que poderia ser real, a história de uma paixão arriscada, que teve um final inusitado, ainda que meio trágico. A narrativa de Aquino aproxima o leitor. Cauby informa logo de cara que algo de ruim vai acontecer com ele, mas conta sua história como se fosse um amigo distante, nos deleitando aos poucos com detalhes de sua infância, de sua vida profissional, seu relacionamento conturbado e ardente com Lavínia, a história da vida da moça e as consequências dessa paixão embriagante.

Considero esse livro uma obra-prima da literatura brasileira contemporânea. Marçal de Aquino, em momento algum põe a narrativa a perder, não deixa lacunas abertas na história, desenvolve a tensão com maestria. A linguagem é direta, sem rodeios e delongas, mas é viciante e poética. Aquino sabe o que faz, escreve com domínio total. Abusa da ironia e das metáforas de um jeito refinado, é a veracidade da narrativa, nua e crua, que prende o leitor durante todo o tempo.

GEDC0162

Abaixo alguns excertos do livro que achei bem interessante:

“Falamos, falamos, falamos. E mesmo assim faltou dizer tanta coisa. E escutar também. Ela nunca disse que me amava. Jamais ouvi de seus lindos lábios a sentença que pronunciei algumas vezes.”

“O careca não cansa de repetir que a esperança é o pior dos venenos? É. Porém muitas vezes é também o único remédio.”

Essa com certeza foi uma das melhores leituras que eu fiz este ano. Ah, o final é surpreendente. Aí vai um link da ambientação do livro para o cinema. Beijos.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=edKYYoBKav4[/youtube]

Texto e Imagens: Eduardo Sousa