FxCam_1388415253521

 

 

Olá internautas,  tudo bem? Para a estréia da categoria resenhas, eu trago um livro muito especial para mim. Antes de tudo vou deixar bem claro, que aqui é só uma resenha, como e quais são os personagens, o que o livro fala etc. Não vou dar nenhum spoiller, pode ter certeza disso.  Primeiro porque ele foi uma indicação de um grande colega e depois pelo motivo de eu ter me apaixonado pelo livro logo nos primeiros capítulos. Foi uma paixão à primeira vista!. É o livro A Filha das Flores de Vanessa da Mata (sim, a cantora!) e vim dividir com vocês os motivos pelos quais tanto gostei deste livro. Vamos lá ! Avante!

A obra de estréia de Vanessa da Mata possui exatamente 279 páginas de puro prazer, mistérios, amores, mentiras, dúvidas, sentimentos… Essa é a palavra que resume a personagem principal: sentimento. Giza é uma garota que vive com suas titias Florinda e Margarida em um casa perto de uma BR enorme.
“Uma BR comprida e sinuosa corta a cidade ao meio, leva aonde os olhos não vêem.Ela liga e desliga a parte sul do pedaço norte do país, ativa as suas diferenças e saudades ( pág.07)”.

O livro começa narrando a vida de Giza com suas titias, com a empregada da casa, Odézia, com personagens bem característicos do enredo, como o padre, o padeiro, o sorveteiro e outros personagens que ela encontra no decorrer (não vou contar, porque se não perde a graça né? sahushaushaushasa).

O tempo vai passando e Giza vai crescendo e se tornando uma menina super curiosa, quer saber de sua origem, quer que suas titias falem com ela sobre conversas de adulto, mas ao mesmo tempo ela tem medo, medo das supostas revelações, medo do que pode estar por trás, por isso prefere manter suas dúvidas em segredo.

“Mantive as minhas perguntas em segredo, e assim segurava as minhas esperanças, podendo ser filha de quem eu bem entendesse. A filhas das flores” (pág.39).

A protagonista Giza vai crescendo e começa a ajudar as suas titias no ramo das flores, onde ela mesma faz as entregas em um fusca. Ela como é curiosa, pega todos os bilhetes interessantes que vêm juntos com os buquês, para depois ficar por dentro dos assuntos das pessoas e saber até certas confidencias.

A vida de Giza muda totalmente quando ela completa dezoito anos de idade, onde conhece um rapaz, fica admirada com a sua presença mas é interrompida pela astúcia de sua titia Florinda. Porém isso não impede de Giza se apaixonar por Tito.

2014-01-21 14.52.45

É partir de então que o romance se desenvolve. Giza sempre fora instruída a nunca ir para um certo campo da cidade, a Vila Morena, que era considerada uma cidade periférica, suja, ruim de se viver e com moradores nada agradáveis. Após o seu aniversário e depois de conhecer Tito, a sua curiosidade aumenta e ela pega o fusca e vai em uma grande aventura para a proibida Vila Morena. “e peguei o fusca da entrega rumo à maior aventura da minha vida: a proibição” (pág.68). Lá na vila, ela conhece outros personagens bem interessantes e imprescindíveis para o desenrolar do romance.

Depois que Giza entra na vila e conhece esses personagens (mistério haha) a narrativa do livro fica bem mais dinâmica, fazendo com que o leitor devore o livro na expectativa do final. Nesse tempo do livro, Odézia, a sua empregada, passa a ter um papel importante na vida de Giza, dando conselhos, carinho e proteção. No final podemos ver o amadurecimento de Giza e certos segredos que explodem na vida dela.

2014-01-21 14.53.04

Eu super indico a leitura do livro. Assim como na música, a autora Vanessa da Mata coloca muita poesia, muito adjetivo, muita sensibilidade, muito sentimento, enfim… Vale a pena conferir! Então, nas suas próximas comprar de livros, escolha este, tenho certeza de que não irá se arrepender.
A Filhas das Flores – Vanessa da Mata