f132617008

 

Quero compartilhar aqui com vocês a minha grande admiração pelo artista plástico Leonilson (José Leonilson Bezerra Dias). Ele foi um pintor, desenhista e escultor brasileiro. Nasceu em primeiro de março de 1957, aqui em Fortaleza/Ce e faleceu em 28 de maio de 1993. Eu tive contato com o trabalho dele nas minhas aulas de artes, lá pelos anos 2007/2008 e desde então venho colecionando fotos e trecos relacionados ao Leonilson.

fotos1
Para quem não conhece, Leonilson é um dos artistas plásticos mais destacados de sua geração. Participou de várias bienais, como em Istambul, Paris, galerias internacionais etc.
Ele já teve dois livros publicados: “Leonilson: são tantas as verdades” e “Leonilson: use, é lindo, eu garanto”, com ilustrações que o artista realizou para a Folha de São Paulo.
Aclamado por suas pinturas de forte colorido e grandes formatos, Leonilson foi um exímio desenhista, lançando mão de espaços reduzidos e de uma economia de traços e de cores.
Leonilson teve um carreira efêmera, mas deixou um legado para a arte brasileira, sendo um artista que ousou dialogar com uma verdade, uma verdade que não era somente sua, uma verdade capaz de capturar e encontrar uma interseção naquele que o observa, do apaixonado que encontra em sua obra um espelho e que nele reflete a sua verdade.

Ele revela que a verdade não se encontra no “Eu” e sim no “Nós”.
Disse Leonilson: “O meu trabalho é o meu ponto no mundo, sabe, é pra onde eu corro, assim o meu trabalho é a minha observação sobre o mundo”.
Em 2013 eu resolvi fazer uma pequena homenagem para o Leonilson. Tatuei um de seus desenhos no meu antebraço esquerdo. Vai aí uma foto:

FxCam_1385736996174
Eu meio que fiz uma releitura do desenho dele e juntei o útil ao agradável. Mallu Magalhães também tem uma tatuagem assim no braço, daí já que gosto da Mallu, do Leonilson e da música Cena da Mallu, fiz essa tatuagem e supeeer adorei. Tem muita gente que não entende de imediato o que é a tatuagem: se é uma árvore, um leão, uns pássaros, mas não, é um vulcão.

leo3

Outros obras de Leonilson:

images (1) Leonilson  2 Leonilson-O-mentiroso

 

 

Então é isso minha gente, procurem na rede, tem muuuita coisa sobre ele, tem as suas telas, composições, galerias, wathever. Ele é bem interessante, sútil nos traços e fica a dica para quem quiser conhecer um pouco mais do trabalho desse cara.

Texto: Eduardo Sousa || Imagem: Internet