Entre Aspas

Papel x Tela: qual você prefere?

sem-tc3adtulo-1

 

A escrita foi uma das invenções humanas mais importantes na escala da vida, poucas invenções como essa foram tão importantes para a evolução do ser humano. Alfabetos, desde o cuneiforme, foram responsáveis pela nobre tarefa de preservar e perpetuar as ideias e as histórias além das restrições de tempo e espaço. Com o passar do tempo, com o avanço das novas tecnologias e dos milhares estudos feitos, é possível ver agora uma outra forma de escrita, a escrita online, dentro da tela, onde a interação do leitor com o conteúdo é maior, quebrando a linearidade de ler um livro na forma natural (impresso).

10805288_10152477082513133_2104049718_n

Muitas pessoas acreditam que com a chegada dos e-books, a vida dos livros e edições impressas está por um fio, quase na beira da morte, eu não acredito nisso, tendo em vista que grande editoras, jornais, revistas do continente europeu, onde os e-readers dominam, não foram capazes de extinguir as bibliografias impressas e nem desvalorizá-las. Lá, tem um público para tudo, aqui, no Brasil, mais ou menos. Hoje tem pessoa que prefere mil vezes ler um livro na forma digital, do que no impresso, prefere ler através dos cliques do que folhear as páginas e sentir a textura da edição, há casos e casos onde muita gente até gosta das duas formas, usando uma para um determinado fim e a outra para uma outra tarefa e assim por diante.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=Z9_qDl0wv7E[/youtube]

Os livros impressos possuem algumas peculiaridades de caráter manual, tátil e sensorial que fazem diferença para os admiradores e leitores assíduos, garantindo a originalidade da obra e resgatando o sentimento da literatura, que nunca vai morrer, que é ler um bom livro. Há quem goste de ler o impresso, assim como quem ama ter os milhares de livros no seu tablet, Smartphone, ipad etc. O Entre Aspas conversou com algumas pessoas para saber qual era a sua preferência, se preferia o livro impresso, digital ou os dois. Veja agora no vídeo abaixo depoimentos dessas pessoas.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=jRd5bqEjamo[/youtube]

Impresso

Bessa, é um dos leitores que não trocam o livro impresso pelo digital.

Bessa, é um dos leitores que não trocam o livro impresso pelo digital.

Símbolo de status intelectual, estantes de livros são cultuadas, a ponto de decoradores buscarem as encadernações mais belas para enfeitarem as suas casas. O apelo tátil, sensorial, faz o sucesso entre os amantes dos livros,  seja qualquer obra, qualquer conteúdo, qualquer editoria, os aficcionados pela literatura impressa consomem tudo. Livros de mesa, pesados, enormes e vistosos adornam as mesinhas e cabeceiras e servem até para apoio de taça de vinho em um sábado à noite, ou coisa assim.  Mas os livros também não são as vítimas do quiprocó todo. Livros também são verdadeiras fazendas de ácaros e cupins, livros acumulam poeira e ocupam espaço. Suas páginas molham, enrugam, rasgam, murcham, morrem. Qualquer texto ou coisinha anotado na página, começa a fazer parte do enredo da história  e cá pra nós, estava na hora de uma atualização digital para essas versões, era de se esperar em pleno século XXI.

Digital

Os smartphones são uma das diversas opções de consumir os livros digitais (e-books)

Os smartphones são uma das diversas opções de consumir os livros digitais (e-books)

Além de serem livros, e-books são softwares. Como tal, podem ser consumidos por diversos aparelhos, desde os trambolhos dos tablets, os chamados computadores de bolsos, até na forma de áudio, um novo tipo que está chegando no mundo da literatura. Podem ser alugados, baixados, guardados em bolsos, discos rígidos e na nuvem. Além de serem acessíveis a qualquer momento, qualquer hora, podem ser compartilhados, buscados, anotados sem comprometer o original e ter todos os destaques compilados, além de que pode ser guardado dentro de algum e-reader, como kobo, kindle , entre outros, sem ocupar muito espaço na sua casa.

Chega a ser uma contradição, pois com tanto sucesso e recorde de vendas nas plataformas online, a leitura digital têm atraído poucas pessoas, menos do que devia, os impressos ainda sim, são os preferidos do público. É o que diz um estudo feito por Anne Mangen, da Universidade de Stavanger, na Noruega. Veja abaixo os infográficos da pesquisa, que mostra os possíveis prós e contras da leitura em meios eletrônicos, e dessa guerra do papel x tela.

Hábito da leitura

Dúvida: impresso ou digital?

Dúvida: impresso ou digital?

O mundo digital tem consumido muito o tempo das pessoas, chegando a viciá-las, sendo que não é o ato de ler e sim a velocidade e quantidade de consumir os produtos através das novas tecnologias, tem um impacto imenso na saúde, é o que fala o psicoterapeuta Egídio Braz.

“As novas tecnologias não têm um impacto só na leitura, tem um impacto em todas as esferas da vida humana, a pessoa fica dependente de um aparelho eletrônico, só consegue ler nos formatos digitais, abandonas as obras impressas, e isso é perigoso tanto para o seu sistema de conhecimento como para a sua saúde, é preciso limite para usar os dois, tendo em vista o seu sem bem estar”.

“O digital não tem um impacto direto no hábito da leitura, as pessoas continuam lendo, só que em outras plataformas, a mudança que existe é na intensidade que é usada acarretando algumas consequências” , diz o jornalista Marco da Escóssia, em relação ao hábito da leitura…

Marco da Escóssia lê tanto na plataforma online quanto impressa

Marco da Escóssia lê tanto na plataforma online quanto impressa

Confira a entrevista que o Entre Aspas fez com o jornalista Marco da Escóssia, que acredita que uma das coisas que mudou com o advento das novas tecnologias foi o acervo que o leitor tem à sua disponibilidade.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=SqYofMfW87E[/youtube]

 

SERVIÇO

E pra você que gosta de ler , mas não está com grana pra comprar livro, não precisa chorar, o Entre Aspas te indica agora uns sites muito interessantes onde tem várias obras para baixar, de literatura infantil à Dostoiévski. Os sites são esses:

Lê Livros

E-books gratuitos

 

Texto e Imagens: Eduardo Sousa

 

Recomendado para você