large (12)

 

O Facebook surgiu em 2004 ainda meio tímido, mais pra lá do que pra cá. Por aqui, no nosso país tropical, Brasil, quem comandava na internet era o finado Orkut, que nos deixou no ano passado. Só em 2012, que o Facebook contabilizou 1 bilhão de usuários ativos no mundo inteiro, se tornando aí a principal rede social do mundo, com mais  isso e mais aquilo, fazendo de seu criador, Mark Zuckerberg, um grande gênio do século XXI.

Há uns que amam a rede social,  passam o dia inteiro postando coisas e mais coisas (não é mais o meu caso), existem outras pessoas que têm só por questões profissionais, mas convenhamos, que não é nada disso né? Até porque já existe uma rede social para fins profissionais etc, é o Linkedin, e ninguém se toca nisso e dá a desculpa esfarrapada que só tem facebook por conta das postagens sobre vagas de empregos etc, mas enfim.

Os botões curtir e compartilhar fizeram mais sucesso do que os depoimentos, as mensagens, os scraps e as comunidades que existiam com o orkut, mudou, tudo mudou. Hoje, o ego de muitas pessoas só se sentem satisfeitos quando postam alguma coisa na rede social, nem que seja um bom dia, um boa tarde, coisas assim. Frases de escritores como Clarice e Caio chovem nos feeds de notícia das pessoas, estão nas fotos sem pé nem cabeça, nas selfies mais horrendas do que nunca, é um absurdo, eu pelo menos acho.

O ego tem que ser alimentado todos os dias, não pode ficar um dia sequer sem dá uma olhadinha no face, como costumam abreviar, postam as suas fotos sem nenhum pudor, fazer caras e bocas e poses e risos e bicos e tudo o mais. Liga para o amigo, acorda o amigo que estava quase dormindo para pedir que ele curta a sua foto de perfil, que muda quase a cada uma hora. Isso não é terrível meus caros? Eu já passei por isso, não pedindo as pessoas para curtir mas já teve muuuuuita gente que nem sequer me conhecia, me mandava curtir as coisas e compartilhar as asneiras que a criatura colocava, não dá, pensava para mim mesmo, é o fim do mundo, final dos tempos. Tem casos bem piores que o amigo manda o outro amigo postar alguma coisa na sua linha do tempo só para uma certa pessoa ver , ou pensar uma coisa, é ridículo, né não?

Aí entra em debate um assunto muito recorrente na atualidade: a importância da internet. Bom, a internet só veio para melhorar o dia a dia do homem, veio para amenizar as tarefas, veio para substituir afazeres cotidianos, veio para deixar tudo melhor. Eu concordo em algumas partes, concordo que o computador, a popularização da internet, a banda larga, as velox da vida e tudo o mais vieram para facilitar a vida, sim sem dúvidas, mas é preciso ponderar o seu acesso, é hora de concatenar as ideias e pensar para o quê que eu vou usar a internet.

Tem gente que usa para o trabalho, para a paquera, para fazer coisas erradas, bullying etc etc e tem gente que usa para ficar acessando o facebook vinte e quatro horas por dia para postar as suas frases, fotos, ideias, vídeos, páginas disso , página daquilo, resumindo: alimentando o ego que cada vez mais requer atenção, quer chamar a atenção de todos para si, o ego, o super ego, o alter ego, tudo, tudo querendo ser maior e melhor do que todo mundo. E você alimenta o seu ego todos os dias ou está mais preocupado com coisas úteis?

 

 

 

Texto : Eduardo Sousa || Imagem: Internet

Tagged in:

, ,