53DD18258

 

Para quem sempre sonhou e nunca teve a oportunidade de ver de perto as  obras da artista mexicana Frida Kahlo, vai poder realizar o seu desejo. A artista semrpe dá o que falar e dessa vez não será diferente.  Pois em setembro de 2015, a exposição “Frida Kahlo e as mulheres surrealistas no México“ chega ao Brasil, no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, de acordo com um anúncio oficial feito há alguns dias.

A exposição  vai reunir obras famosas  de Frida e outras artistas mexicanas como Maria Izquierdo, Remedios Varo e Lenora Carrington. Em 2009, o Instituto exibiu algumas obras de Frida junto com outros artistas na mostra “Latitudes”, focadas em influências cubistas. Ainda não há muitos detalhes sobre a exposição deste ano, que ainda não possui datas definidas, sabendo-se apenas que acontecerá em setembro, que é certeza é, só não temos ainda os dias certos, por isso quem deseja  visitar a exposição em Sampa, vai logo se programando aí, juntando uma graninha pras passagens e tudo o mais. Ah, inclusive, ali perto do Instituto Tomie Otake, tem uns pub muito maneiros, mas enfim…

Considerada uma das maiores artistas do século 20, era comum Frida retratar a si mesma, em cores vibrantes, além de criar situações um tanto quanto surrealistas em suas telas. Durante toda a sua vida, o amor e a dor – física e emocional – estiveram em pauta, tanto pessoal quanto profissionalmente, apresentados através da arte. Frida sofreu um grave acidente ainda jovem e passou por 30 operações ao longo de sua trajetória.

Hoje, Frida, é símbolo do poder feminino, ícone pop, influência artística e musa inspiradora de muita gente, inclusive eu. Sendo assim, uma coisa é certa: a mostra vai bombar e eu já aguardarei desesperadamente para a divulgação dos dias das exposição para comprar a passagens e partir para SP.

 

Texto: Eduardo Sousa| Imagem: Internet