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Livros e ingressos lideram compras online

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Uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pelo portal de educação financeira ‘Meu Bolso Feliz’ com internautas nas 27 capitais, descobriu que em 2014 o brasileiro gastou, em média, R$ 476 com produtos de lazer e entretenimento adquiridos pela internet. De acordo com o levantamento, quase a metade (47%) dos consumidores virtuais compraram pelo menos um livro em lojas online no ano passado – o item lidera o ranking de produtos da categoria de lazer mais comprados na internet.

O estudo mostra ainda que, no caso dos livros, o valor médio de cada compra se aproxima de R$ 160,00 e a maioria (83%) das compras foi realizada em sites nacionais. Para se ter uma ideia do que leva os consumidores a comprar livros pela internet, os principais fatores de motivação são a necessidade da compra (35%) e a oferta dos preços (28%). Nove em cada dez compradores (94%) virtuais de livros se dizem satisfeitos com relação à sua última compra, seja com a qualidade do produto, entrega ou atendimento prestado. “Como é um produto com baixa incidência de trocas, a expectativa do consumidor se cumpre desde o momento da compra”, explica a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.

Ingressos, jogos e artigos esportivos

A compra de ingressos para shows, teatros e eventos esportivos aparece na segunda colocação como o produto de lazer e entretenimento mais adquirida pela internet: quase um terço (31%) dos consumidores virtuais admitem o consumo deste item em algum momento de 2014. Os entrevistados mais jovens, com idade entre 18 e 34 anos, despontam como os consumidores virtuais mais assíduos (36%). O levantamento mostra, também, que o valor médio gasto na última compra de ingressos chega a R$ 979,00 e se concretizou, principalmente, em sites nacionais (57%) e de compras coletivas (30%).

Em terceiro lugar no ranking está o consumo de jogos, download de músicas e compra de aplicativos para celulares e tablets (21%).Outra categoria que completa o ranking é o de os artigos esportivos, como roupas, uniformes e equipamentos para treinos.

Para a economista Marcela Kawauti as novas tecnologias de pagamento disponíveis hoje no mercado permitem ao consumidor que a compra realizada pela internet seja feita de modo mais prático, seguro e confiável. “Exemplo disso é que cada vez mais, diferentes categorias de produtos antes adquiridas principalmente em lojas físicas também passam a integrar as compras virtuais, como é o caso dos produtos de lazer e entretenimento”, afirma.

 

Texto e Imagem: O POVO Online

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