A qualidade do cinema francês é notória e boa parte dessa marca se deve aos filmes do chamado “circuito arte”, aquela coisa mais “cabeçuda”, que nem sempre dialoga com grande parte do público. O cinema francês foi construído por grandes nomes e é um dos mais respeitos do mundo. Essa qualidade histórica permanece em evolução, com filmes contemporâneos queridos tanto pelo público quanto pela crítica. Um exemplo? “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”, título quase unânime entre os cinéfilos.

O Entre Aspas, listou alguns filmes franceses que fizeram sucesso na época do lançamento nos cinemas ou nas prateleiras das locadoras e mostrar que para além de Amèlie, existem outros muito interessantes, até do mesmo diretor de Amèlie, Jean-Pierre Jeunet. Alguns são mais antigos e outros bem atuais. Veja a lista e tire um dia para assistir desses filmes perfeitos.

 

Lista:

Azul é a cor mais quente (La Vie d’Adèle)

tumblr_my6y1aV13h1rmye6vo1_500

 

Adèle é uma garota de 15 anos que descobre, na cor azul dos cabelos de Emma, sua primeira paixão por outra mulher. Sem poder revelar a ninguém seus desejos, ela se entrega por completo a este amor secreto, enquanto trava uma guerra com sua família e com a moral vigente. Longa é baseado na graphic novel “Blue”, de Julie Maroh.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=lU5jrPnGAjU[/youtube]

2. A delicadeza do amor (La Délicatesse)

20107033

Em luto há três anos pela morte do marido, a francesa Nathalie (Audrey Tautou) é paquerada por Markus Lundl (François Damiens), um colega de trabalho sueco. Esse casal incomum embarca em uma jornada emocional, que suscita todo tipo de questões e hostilidade no trabalho.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=uZryI9P4pus[/youtube]

3.  Caché(Caché)

poster_cache1

 

Georges Laurent é jornalista e apresentador em um programa literário de TV. Ele vive tranquilamente em uma casa em Paris, com a esposa Anne e o filho Pierrot. Porém, esta tranquilidade é quebrada no dia em que sua esposa recebe o primeiro vídeo anônimo e percebe que sua família é observada de forma anônima e perturbadora.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=lS4VVUYsK44[/youtube]

4. Minhas tardes com Margueritte(La Tête en friche)

Minhas_Tardes_com_Margueritte_02

 

Uma história sobre os encontros inesperados da vida. Germain (Gérard Depardieu) é um iletrado e solitário homem. Para preencher suas tardes, ele faz amizade com a senhora Margueritte (Gisèle Casadesus).

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=9M3ArjDkPvA[/youtube]

5. Piaf- Um Hino ao Amor (la Môme)

Foto-1

Nascida no bairro de Belleville, em Paris, Édith Giovanna Gassion (Marion Cotillard) demorou a conquistar prestígio como cantora em seu país. Após anos na estrada, acabou sendo descoberta por um caça-talentos que lhe apelidou de Piaf(passarinho, em francês) e lhe deu a oportunidade de cantar em alguns cabarés bem freqüentados. O nome Edith Piaf passou, então, a ser reconhecido por toda a Europa, região que vive um período de guerras e tristes canções.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=T-LzEPS7ji4[/youtube]

6. O Pequeno Nicolau (Le petit Nicolau)

O-Pequeno-Nicolau-2

Nicolas (Maxime Godard) é um garoto muito amado pelos pais, que leva uma vida tranquila. Até o dia em ouve uma conversa entre seus pais, que o faz achar que a mãe está grávida. Nicolas entra em desespero e já pensa no pior: ao nascer um irmão, eles deixarão de lhe dar atenção. Para escapar de seu terrível destino, o menino faz campanha para mostrar a seus pais o quanto é indispensável e, por tentar agradá-los demais, acaba cometendo vários tropeços o que faz com eles fiquem enfurecidos com Nicolau. Desesperado, ele muda de tática e, com seus amigos desastrados, bola diversos planos para achar uma solução para seu problema.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=Ku59E6GItsc[/youtube]

 

7. Cópia Fiel( Copie Conforme)

copia fiel

 

O escritor de meia-idade James Miller (William Shimell) vai à Itália para promover uma palestra e receber um prêmio pelo seu mais recente livro, Copia Conforme. Na viagem, ele conhece uma misteriosa mulher (Juliette Binoche). Juntos, eles viajam pela região da Toscana e começam a se descobrir (ou redescobrir?). O original é melhor que a cópia? Qual a diferença deste casal para outros juntos há anos?

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=-sgscJohrlY[/youtube]

8. O Fabuloso Destino de Amèlie Poulain ( Le Fabeleux Destin d’Amèlie Poulain)

o-fabuloso-destino-de-amelie-poulain-think-up-3

O melhor filme da minha vida, sem sobra de dúvidas.  Após deixar a vida de subúrbio que levava com a família, a inocente Amélie (Audrey Tautou) muda-se para o bairro parisiense de Montmartre, onde começa a trabalhar como garçonete. Certo dia encontra uma caixa escondida no banheiro de sua casa e, pensando que pertencesse ao antigo morador, decide procurá-lo ­ e é assim que encontra Dominique (Maurice Bénichou). Ao ver que ele chora de alegria ao reaver o seu objeto, a moça fica impressionada e adquire uma nova visão do mundo. Então, a partir de pequenos gestos, ela passa a ajudar as pessoas que a rodeiam, vendo nisto um novo sentido para sua existência. Contudo, ainda sente falta de um grande amor.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=0LPxU7659D4[/youtube]

9. Eterno Amor (Un Long Dimanche de Fiançailles)

eterno-amor

 

Após o término da 1ª Guerra Mundial, a jovem Mathilde (Audrey Tautou) aguarda notícias sobre Maneth (Gaspard Ulliel), seu noivo. Mathilde fica sabendo que Maneth fez parte de um grupo de cinco soldados que, individualmente, provocaram sua própria mutilação, para que deixassem a frente de batalha da guerra. Os cinco são condenados à morte pela Corte Marcial e, após serem levados a uma trincheira francesa, são deixados à morte no território existente entre o local em que estavam e a trincheira alemã. Apesar de todos serem considerados mortos pelo exército francês, Mathilde acredita que Maneth está vivo e inicia, por conta própria, uma busca por pistas que confirmem isto.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=bVI1hdNZQNE[/youtube]

10.Micmacs(Micmacs)

micmacs_a_tirelarigot_ver2

 

Bazil (Dany Boon) nunca teve sorte com armas. Quando criança, uma mina terrestre matou seu pai. Já adulto, ele é atingido por uma bala perdida quando está em pleno trabalho, em uma locadora. Ele se recupera mas se torna uma bomba-relógio, já que pode morrer a qualquer momento. Sem conseguir recuperar o antigo emprego, ele passa a viver nas ruas de Paris. Até que, um dia, é acolhido por um grupo de vendedores de ferro-velho, que vive como se fosse uma família e cujos integrantes possuem poderes surpreendentes. Bazil logo se enturma aos novos amigos e inicia nova vida. Só que ao passar por um rua onde há dois edifícios enormes, um de cada lado, Bazil percebe que se trata das sedes das empresas fabricantes de armas que arruinaram sua vida. Ele então decide se vingar, tendo ao seu lado seus talentosos amigos.

 

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=TjKW0tG7I8s[/youtube]

 

 

Espero que tenham gostado da minha listinha. Não sou nenhum cinéfilo de carteirinha, mas sempre que posso estou assistindo uns filmes, e esses são os melhores filmes franceses que eu já vi. Merci et à bientôt!

 

 

Texto: Eduardo Sousa | Imagens e vídeos: Internet