Escola Porto Iracema 05.09.13 (1)

O começo de agosto ainda não começou, mas as notícias no campo da cultura estão a todo vapor. É que amanhã, 1°  de agosto, às 19h, no auditório da escola, será realizada a abertura da programação de aniversário de dois anos do Porto Iracema das Artes. Com intensa programação de aniversário, que acontecerá durante todo o mês de agosto, a escola comemora sua consolidação na formação e criação artística de Fortaleza. Na noite de abertura das comemorações, a cantora cearense Marta Aurélia, participante da 2a edição do Laboratório de Música da escola, apresentará o show “Acesa” que preparou especialmente para o aniversário do Porto Iracema.

O Porto Iracema das Artes, inaugurado em 29 de agosto de 2013, é uma escola de formação e criação de cultura que desenvolve processos formativos com vistas a formar uma geração de jovens criadores, nos diversos campos das artes. Um espaço de cultura, no sentido mais plural do termo, no sentido da invenção poética, daquela que lança mão dos saberes para construir novas formas de vida. “A escola Porto Iracema completa dois anos se consolidando no campo das artes no Ceará e no Brasil. A sua atuação antecipou o posicionamento da formação artística prestada pelo Governo nas agendas das políticas públicas de cultura”, afirma Paulo Linhares, presidente do Centro Dragão do Mar de Artes e Cultura, do qual a escola é ligada.

Durante todo o mês de agosto serão inúmeras apresentações dos mais diversos cursos e linguagens que habitam as produções dos alunos do Porto Iracema das Artes. A programação será distribuída por toda a escola, além do Cena 15 e do próprio Dragão do Mar. Música, teatro, artes visuais, dança, cinema e gamers são as linguagens que farão do Porto Iracema das Artes, durante todo este mês de agosto, um fértil porto de experiências estéticas, ideias e pensamentos. O pátio interno da escola receberá a estrutura de uma arena, com arquibancadas e um tablado, e na Praça Verde do Dragão será montado uma tenda com palco para as apresentações musicais. Veja abaixo destaques da programação. No site do Porto Iracema das Artes você pode conferir a programação completa.

Master Class 

Durante o mês de agosto serão realizadas quatro master class, uma por semana. A primeira será com o curador e fotógrafo Eder Chiodeto que apresentará as tendências e sobressaltos da fotografia contemporânea. Já o músico Eugênio Matos aproveitará para realizar o lançamento do seu livro “A Arte de compor música para o cinema” e conversará sobre sua trajetória artística. O saxofonista e produtor musical Zé Nogueira falará um pouco da sua carreira e do seu processo criativo. O criador em dança, teatro e audiovisual, Jorge Alencar abordará temas que movem o seu fazer artístico, como a influência das representações culturais, gênero, discurso, poder e cultura pop.

Laboratório de Música 

Todos os artistas que já passaram e ainda estão no Laboratório de Música da escola se apresentarão durante o mês de aniversário. O destaque vai para a 1a turma que apresentará seus trabalhos já em CDs, fruto desta tutoria. São eles, Marco Fukuda com o CD “Sonhos Andarilhos”, Carlos Hardy e o Circo dos Littles, Johnanta Doll que fará participação no show de Dado Villa-lobos, Lorena Nunes com seu trabalho “Ouvi dizer que lá faz sol” e a banda Banana Scraitcom seu álbum “Giosta”. Além dos músicos e artistas da 2a e 3a edição que também apresentarão seus trabalhos durante a programação.

Dia Internacional da Fotografia 

O Porto Iracema das Artes comemora o Dia Internacional da Fotografia com uma programação exclusiva e especial no dia 19 de agosto. Os alunos do Percurso de Fotografia Digital, Fotografia de Moda e do curso de Quadrinhos e Fotografia realizarão exposições, distribuição de fotos e fanzines, além de intervenções no pátio da escola.

 

Criadores em Cena

Com o objetivo de criar um espaço de trocas e reflexão, no âmbito de um processo de formação, a 1a edição do Criadores em Cena, que contou com a participação dos artistasAlexandre Veras e Tiago Arraes, no desenvolvimento de projetos com artistas de várias linguagens, tendo como orientação as propostas estéticas dos dois artistas, apresentará o resultado final dessa experiência. No dia 27 de agosto, o grupo orientado por Alexandre Veras, e com curadoria de Yuri Firmeza, abrirá a exposição no MAC que conta com 7 instalações com experiências em áudio e vídeo, interatividade, composição de ambientes imersivos que irão compor com a construção e vivência de um processo formativo que acompanha a composição das obras. Já a turma que recebeu a orientação de Tiago Arrais apresentará, no dia 14, o espetáculo “À Margem: os deuses reticentes”.

SERVIÇO:

2 anos – Porto Iracema das Artes

Local: Cena 15, Dragão do Mar e Porto Iracema das Artes

Período: De 1 a 31 de agosot de 2015

Horário: Manhã, tarde e noite.

Mais Informações: (85) 3219.5842

http://www.portoiracemadasartes.org.br/

 

 

 

 

Eduardo Sousa com informações do Porto Iracema das Artes | Imagem: Divulgação/Arquivo  Porto Iracema das Artes